terça-feira, 12 de maio de 2015

NOTÍCIAS

Projetos não saíram do papel
Quase dois meses após a oitava publicação do decreto de calamidade da seca no Rio Grande do Norte, em 30 de março, os projetos voltados para a convivência da agropecuária com a estiagem em 2015 ainda não têm data para serem iniciados. Um deles prevê a distribuição de forragem para o gado, e depende de aval do Ministério da Integração.

Com a não concretização das chuvas esperadas para abril, produtores aguardam uma frustração de até 90% da safra, dependendo da cultura. No ano passado, devido à estiagem, a agropecuária potiguar deixou de produzir R$ 3,8 bilhões – 48% da contribuição anual do setor para o Produto Interno Bruto (PIB) do Estado.

Campus IFRN realiza leilão de suínos e ovinos em Apodi
O Campus do IFRN em Apodi realizará, no dia 25 de maio, um leilão com 53 suínos, e 7 ovinos. O leilão será realizado nas instalações da Fazenda Escola, no próprio Campus, no horário de 7h às 8h30min.

Os produtores interessados em participar poderão agendar uma visita para analisar as características dos animais, ligando para o número 4005-4101.

Chuvas
Image result for chuva semiárido
A chuva em torno da média não altera o quadro de estiagem pelo quarto ano seguido. O baixo índice pluviométrico registrado desde janeiro caracteriza mais um ano de seca no semiárido. Os meteorologistas ressaltam que, por se tratar do período em que as chuvas começam a diminuir, mesmo se atingirem os índices da média histórica. Em maio, a Zona de Convergência Intertropical ainda pode fazer chover e também nesse mês começarão as precipitações causadas pelos Distúrbios Ondulatórios de Leste ou Ondas de Leste, cuja atuação permanece até julho e atinge principalmente a faixa litorânea e a Região Jaguaribana.

Cidades de Apodi e Mossoró são escolhidas para experimento na plantação de uva
Apesar de não ter um clima temperado, algumas áreas do semiárido nordestino apresentam um potencial para a viticultura. Parte delas já está bem consolidada, como a região do Vale do São Francisco (situado entre os sertões da Bahia e Pernambuco), que é um dos mais importantes polos vitivinícolas do Nordeste, responsável por mais de 90% da exportação de uva de mesa. Novas áreas, porém, despontam como promessa nesse tipo de cultivo, como é o caso do Oeste Potiguar. Por isso, o Sebrae no Rio Grande do Norte está estimulando agricultores familiares a apostarem na plantação da fruta. Núcleos já instalados em Apodi e Mossoró – e outros em implantação em Pureza e cidades próximas a Natal – comprovam a viabilidade da viticultura no estado.

MILHO
Image result for MILHO GADO
Para manter o apoio aos pequenos criadores de animais da Região Nordeste, a ministra da Agricultura e Pecuária, Kátia Abreu, autoriza a venda de 100 mil toneladas de milho dos estoques públicos para o programa de venda em balcão na região de atuação da Sudene. As operações serão conduzidas pela Conab, fazendo a distribuição em operação na região. Nesta operação , o limite de aquisição por beneficiário/mês será de até 6 mil kg e o preço da venda será referência nas cotações do produto no mercado local
http://tribunadonorte.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário