sexta-feira, 11 de julho de 2014

NOTÍCIAS

Fetarn entrega propostas do meio rural aos 5 candidatos

Henrique elogiou a qualidade do documento apresentado
O quinto dia de campanha eleitoral, em Natal, foi marcado pela discussão de questões ligadas a agricultura familiar e convivência com a estiagem que reuniu os cinco candidatos ao governo do Estado. Um plano estadual de Agricultura para o período de 2015-2018 foi apresentado pela Federação dos Trabalhadores na Agricultura do RN (Fetarn), que representa mais de 360 mil trabalhadores no Estado. O documento destaca, entre outros pontos, a promoção da Reforma Agrária para fomentar a interiorização do desenvolvimento socioeconômico e cultural.
O Plano de Ação para a Agricultura Familiar do Estado do RN traz 18 sugestões para a melhoria das condições de vida e trabalho no campo, como a recuperação de poços, barragens, cisternas e a criação de um fundo de combate à seca.

As propostas fazem parte uma série de reivindicações não atendidas ao longo do tempo, segundo o presidente da Fetarn, Manoel Cândido da Costa, e que tem refletido em prejuízos e abandono do campo. “O grande problema da atividade agrícola no Rio Grande do Norte não é a seca, mas a descontinuidade das ações com as mudanças de governo. Falta um plano de Estado para o agricultura familiar”, criticou Cândido.

Uma das principais propostas apresentadas pela Fetarn é a criação do Fundo Estadual da Seca, já previsto em lei estadual, mas ainda não implementado. E a criação de um comitê estadual permanente para integrar as ações de convivência com o Semiárido. Todos os candidatos assumiram o compromisso de incluir nos planos de governo propostas elaboradas pela Federação.
TRIBUNA DO NORTE

Nenhum comentário:

Postar um comentário