segunda-feira, 25 de novembro de 2013

RESGATANDO NOSSA HISTÓRIA

Secretaria doa mudas de umarizeiras pra resgatar história do nome do município


O nome do município de “Umarizal” faz referencia a grande quantidade de uma planta chamada umarizeira presente na região. Pensando em resgatar o histórico do nome da cidade, a secretaria de Assistência Social está distribuindo em seu estande, montado ao lado do Núcleo Humberto Carlos, mudas da planta para população.

“Em virtude da gente está comemorando o aniversario da cidade a gente pensou em uma iniciativa que trouxesse esse pensamento já que muita gente não sabe de onde vem o nome da cidade, nem que a cidade já teve outros nomes até chegar a Umarizal que vem da umarizeira. E ai essa iniciativa de distribuir as mudas e incentivar as pessoas a plantar e lembrar um pouco da historia”, explicou a assistente social, Kelvia Kaliane.

Ao todo 200 mudas serão doadas durante as noites da programação do aniversário do município. A umarizeira é uma planta que mesmo em período de estiagem molha o solo debaixo da sua capa com um gotejamento, sendo conhecida como a planta que verte água.

A cidade recebeu o nome “Umarizal” em 1958, quando estava passando por forte crescimento econômico. Antes o município já foi chamado de Gavião e também de Divinópolis.

Umari, marizeiro, umarizeiro ou mari, árvore grande, Sua tradução: ÁRVORE QUE CHORA. Tem flores amareladas, perfumadas e frutos ovóides, verde-amarelados, pendentes de longos pedúnculos. O nome popular é MARIZEIRO.

O Umarizeiro é uma árvore de grande porte, frondosa, com caule e ramos cheios de pequenos espinhos, .encontrada no Pará e nas várzeas do Sertão do Nordeste brasileiro. Além de: Argentina, Paraguai, MT, MS
http://uzlemfotos.blogspot.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário