quarta-feira, 20 de novembro de 2013

NOTÍCIAS

Por pressão da ASA, Caraúbas vai receber 634 cisternas de placa de cimento


Em novembro de 2012, foi exibida, em rede nacional, uma reportagem do Programa Globo Rural que mostra a rejeição das famílias agricultoras caraubenses a este tipo de cisternas.

As casas da zona rural de Caraúbas vão receber 634 cisternas de placa de cimento de 16 mil litros nos próximos sete meses. No ano passado, Caraúbas estava na lista dos 11 municípios do estado predestinados a ter as cisternas de polietileno distribuídas pelo Ministério da Integração Nacional. Uma intensa mobilização da sociedade, capitaneada pelas organizações que fazem parte da Articulação Semiárido Potiguar, e que contou com a adesão do poder público local, promoveu a resistência das famílias à instalação dos reservatórios de polietileno, um tipo de plástico, e pressionou governo federal a mudar o tipo de tecnologia oferecido à população rural.

Das 273 cisternas previstas, cerca de 30 ainda estão armazenadas no campus da Universidade Federal Rural do Semiárido (Ufersa), que fica no município. Segundo o secretário-geral do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Caraúbas e coordenador do Fórum das Associações Comunitárias de Caraúbas, José Maria Júnior, houve casos de famílias, que já estavam com o buraco cavado para colocar as cisternas, não permitiram mais sua instalação. “A grande maioria que recebeu as cisternas tem desejo de tirá-las para ter uma de placa”, acrescenta ele.
http://www.icemcaraubas.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário