sexta-feira, 22 de novembro de 2013

CULTURA UMARIZALENSE

Agentes querem abrir Museu na Casa de Cultura de Umarizal

A ideia é dos agentes de Cultura, Elicleide Silva e Manoel Moreira “Piola”. Os dois pretendem usar peças antigas que a Casa já dispõe para começar a montar o acervo. O Museu seria funcionaria dentro da Casa de Cultura e retrataria a história do município e da região através de suas relíquias.

Segundo Elicleide o projeto do Museu já está pronto, mas dificuldades financeiras e na estrutura da Casa de Cultura impedem a adequação do local para receber o acervo e o público.

Elicleide disse que pretende agora enviar o projeto pra museóloga da Fundação José Augusto e espera contar com a ajudar do Governo do Estado para concretizar a ideia. “A museóloga pediu para ver meu projeto e eu vou enviar”

A Agente de Cultura diz que já possui em torno de 60 peças que foram conseguidas através da população que fez a doação. “Não temos nada catalogado ainda. Eu e Manoel Moreira só conseguimos as peças e estão guardadas”, contou.

Elicleide espera que com o museu a história do município de Umarizal possa ser preservada para manter viva a cultura local. Nos queremos é isso, resgatar historias, pra quando alguém chegar aqui encontrar histórias da nossa terra e Umarizal tem muita historia para ser contada e que um dia pode até se acabar se ninguém resgatar”.

Espingardas, rádios antigos, castiçais e várias outras peças que remontam de outras épocas estão guardadas na Casa de Cultura aguardando a execução do projeto para serem expostas ao público.


Leo Silva - Uzl em Fotos - O Retrato da Notícia

Nenhum comentário:

Postar um comentário