domingo, 15 de janeiro de 2012

'Profetas da chuva' do CE preveem bom ano para agricultura no Nordeste

Profeta da chuva observa a casa de joão-de-barro (Foto: Alex Pimentel/Agência Diário)

Profetas fazem previsão de chuva com base em elementos da natureza.
Quixadá sedia anualmente o encontro dos chamados profetas da chuva.

''profeta da chuva'' Erasmo Barreira observa a casa do joão-de-barro na cidade de Quixadá para dar previsões sobre a estação chuvosa. (Foto: Alex Pimentel/Agência Diário)
Os chamados “profetas da chuva” se reúnem neste sábado (14) em Quixadá, sertão central do Ceará, para divulgar previsões para o período chuvoso com base em elementos da natureza. Três deles antecipam as previsões e dizem que a estação chuvosa será boa para os agricultores do Ceará e do Nordeste. Meteorologista que acompanha trabalho do grupo diz que as previsões baseadas na natureza são de curto prazo.
João de barro construiu a casa voltada para o poente, sinal de muita chuva, diz profeta. (Foto: Alex Pimentel/Agência Diário) 
João-e-barro construiu a casa voltada para o
poente, sinal de muita chuva, diz profeta.
(Foto: Alex Pimentel/Agência Diário)
Os 32 profetas que se encontram anualmente em Quixadá fazem leitura em plantas, insetos, ventos e nuvens para arriscar palpites. Erasmo Barreira, um dos profetas da chuva, diz que os pássaros da espécie joão-de-barro construíram seus ninhos com a entrada voltada para o poente, um sinal de bom período chuvoso, segundo ele. “O joão-de-barro faz a entrada da casa voltada para poente para proteger os filhotes da chuva. Em 2012 teremos um ótimo inverno, até melhor do o de 2011”, diz.
O idealizador do encontro dos profetas da chuva, Élder dos Santos Cortez, diz que um métodos mais comuns de previsão é com o uso do sal de cozinha. Os profetas fazem seis montes de sal, equivalente aos meses de janeiro a julho. Na primeira chuva do ano, se um dos montes de sal absorver muita água significa que o mês referente àquela porção de sal será chuvoso; caso contrário, haverá estiagem naquele mesmo mês. Com base no sal, os profetas também preveem um bom ano para a agricultura no Ceará.
Já o dentista e profeta Paulo Costa aposta em uma metodologia menos comum. Em setembro, ele entra em um período de abstinência sexual e de oração diária para se purificar e ter a capacidade de fazer a leitura dos astros e das nuvens. Com base nessas leituras, Costa acredita que prevê a evolução do período chuvoso no Ceará.
Fonte: G1.Globo.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário