domingo, 2 de outubro de 2011

O rádio na vida do sertanejo nordestino

Os pássaros cantam com alegria e entusiasmo, as vacas berram no curral, as galinhas andam por todos os lados, é o dia que está amanhecendo no sertão. O sertanejo acorda para mais uma jornada da sua habitual rotina de interiorano. Enquanto toma o café quentinho da manhã ou o leite que acabara de tirar das vacas, houve um fiel e indispensável companheiro, o rádio. Aparelho estimado e importante para o homem do interior.


Nos rincões mais isolados é ele que traz a informação, seja um aviso, um comunicado dos governos, uma notícia, um jogo de futebol, uma entrevista com os homens “graúdos” e também traz música e diversão para o sertanejo. A presença do rádio em cada casa do sertão tem sua importância histórica e cultural. Houve épocas em que um rádio era coisa de luxo em cima de um armário ou da banca de pote na casa de cada rurícola. Com o desenvolvimento que chegou nos últimos anos e o surgimento de novos meios de comunicação no interior, o rádio perdeu força, mas ainda não perdeu o reinado e continua a ecoar absoluto pelos pés de serra do sertão.


O apreço do povo brasileiro pelo rádio, destacando em especial o povo sertanejo nordestino talvez se deva ao fato de ter sido este o primeiro meio de comunicação acessível ao campo. Através dele, o homem que sofre e trabalha debaixo do sol abrasador fica sabendo dos acontecimentos que estão se passando mundo afora. Assim como uma enxada, um fogão a lenha, o rádio também é objeto indispensável à vida do nordestino. Ao rádio devemos muito!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário