segunda-feira, 17 de outubro de 2011

ANGICOS : ASPECTOS GEOGRÁFICOS E ESTRATÉGICOS




"GROTA DO ANGICO" , local onde morreu LAMPIÃO, MARIA BONITA e mais 09 cangaceiros, em 28 de julho de 1938.

Dista aproximadamente, cerca de 800 metros da margem do Rio São Francisco, do lado sergipano.
Uma das imagens, postada acima, mostra de forma nítida, que a citada "GROTA", esconderijo do REI VESGO, fica situada, no meio de um riacho, entre duas SERRAS, altamente íngremes, de difícil escalada. Na opinião do cangaceiro "CORISCO", o local era uma autêntica "ratoeira", pois quase não havia saída e possibilidade de fuga, em caso de um ataque das volantes ( E foi o que aconteceu ! ).
Para escaparem da EMBOSCADA, planejada pelo Ten. JOÃO BEZERRA, com a participação do Aspirante FERREIRA DE MELO e do SGTº ANICETO, os cangaceiros só tinham duas opções de fuga:


1ª) Descer pelo leito do riacho e dar de cara com a volante (inclusive portando metralhadoras);


2ª) Ou subir os paredões, de difícil acesso, das SERRAS que contornavam a Grota do Angico, sendo alvo fácil para os tiros da volante ( foi o caso de ENEDINA - que levou um tiro, atrás da cabeça, e CANDEEIRO que levou um tiro no braço ).

Some-se a tudo isso, por ocasião do ataque, ainda, o "FATOR SURPRESA" em favor da forca volante do Ten. Bezerra , porque os cangaceiros tinham acabado de acordar ( logo ao raiar do dia); estavam desequipados (desarmados), e não tiveram condições de reagir ao ataque, que foi apoiado por 04 metralhadoras, outros dizem que foram apenas 03. Sendo o "CERCO" policial, muito bem feito no local onde se encontravam os cangaceiros, conforme vemos, no MAPA, do combate.

Fonte: lampiaoaceso.blogspot.com 

Nenhum comentário:

Postar um comentário