
Projeto destina porcentual das áreas de projetos de irrigação com produção de forrageiras, plantas destinadas à alimentação animal. Os deputados federais estão preocupados com a seca e os seus efeitos na criação de animais no Nordeste. A preocupação é tanta que já tramita na Câmara um projeto de Lei 5640/13 destina porcentual das áreas de projetos públicos de irrigação em propriedades localizadas na área de atuação da Superintendência de Desenvolvimento do Nordeste (Sudene) à produção de forrageiras, plantas destinadas à alimentação animal.
Pelo texto, do deputado Jesus Rodrigues (PT-PI), esse tipo de cultura deve ocupar pelo menos uma unidade parcelar com área não inferior à da unidade de agricultor irrigante familiar.
Ainda conforme a proposta, o Poder Público federal, em parceria com estados e municípios, terá de implantar pelo menos uma unidade de produção em cada município de atuação da Sudene no prazo de cinco anos após a publicação da nova lei.
Seca
Rodrigues lembra que a Região Nordeste ocupa 18,3% do território brasileiro, e conta com 1.793 municípios distribuídos por nove estados. O deputado destaca também que uma característica da região, apesar de deter 18% das bacias hidrográficas do Brasil, são os períodos recorrentes de longas estiagens.
www.iapar.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário