Fonte de abastecimento para Pau dos Ferros e outras várias de cidades em todo o Oeste potiguar, as águas da barragem de Santa Cruz, em Apodi, vem sendo utilizada de forma crescente.
Segundo a última medição realidade pela Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos do RN, realizada no dia 7 de outubro, seu volume é de 194.917.190,00 m³, o que representa apenas 32,5%, de uma capacidade máxima de 599.712.000,00 m³.
Com a perspectiva de poucas chuvas para o próximo ano, ela deve ser tornar a única fonte de abastecimento para outras muitas cidades.
Segundo o projeto original da adutora do Alto oeste, a barragem de Santa Cruz iria beneficiar as cidades de Itaú, Rodolfo Fernandes, Tabuleiro Grande, Riacho da Cruz, Umarizal, Olho D’água dos Borges, Lucrécia, Frutuoso Gomes, Antônio Martins e João Dias.
Já barragem de Pau dos Ferros iria abastecer as cidades de Luís Gomes, São Francisco do Oeste, Rafael Fernandes, Marcelino Vieira, Pilões, Alexandria, Tenente Ananias, Riacho de Santana, Água Nova, José da Penha, Major Sales, Paraná, além da própria Pau dos Ferros. Como o reservatório pauferrense encontra-se seco, existe a possibilidade das águas vindas de Apodi venham a abastecer estes outros municípios.
Caso não ocorram chuvas em volumes significativos em 2016 e com o aumento da demanda da barragem de Apodi, é possível que sua capacidade não seja suficiente para suprir toda a necessidade até 2017.
Fonte: Blog do JP
Nenhum comentário:
Postar um comentário