segunda-feira, 5 de outubro de 2015

CURIOSIDADES

Papa Francisco pode canonizar Mártires de Cunhaú e Uruaçu
O Papa Francisco pretende canonizar os Mártires de Cunhaú e Uruaçu. Foi o que informou o arcebispo metropolitano de Natal, Dom Jaime Vieira Rocha, durante o encerramento dos festejos dos Protomártires do Brasil, na comunidade de Uruaçu, município de São Gonçalo do Amarante, na noite deste sábado (03).

Segundo dom Jaime, a informação foi dada pelo cardeal dom Cláudio Hummes, arcebispo emérito de São Paulo, que durante audiência com o Sumo Pontífice, no Vaticano, falou que os Bem Aventurados Mártires de Cunhaú e Uruaçu ainda não foram canonizados. Francisco, por sua vez, demonstrou interesse, tendo em vista que são beatos antigos e históricos da Igreja Católica e que poderiam ser canonizados por decreto, assim como o Padre Anchieta, entre outros santos.
“Peço que intensifiquemos nossas orações. O processo vai caminhar e vamos aguardando os próximos passos. Estes beatos são de grande importância para a nossa Igreja particular, tendo em vista que são brasileiros natos. Só temos um brasileiro nato canonizado, que é Frei Galvão. Rendemos graças por estas iniciativas, que vão renovando a nossa fé”, enfatizou dom Jaime.


Mártires de Cunhaú e Uruaçu ou Protomártires do Brasil
Título dado aos 30 cristãos martirizados, no interior do Rio Grande do Norte. Foram vitimas de dois morticínios, ambos no ano de 1645, no contexto das invasões holandesas no Brasil. O primeiro na Capela de Nossa Senhora das Candeias, no Engenho de Cunhaú, município de Canguaretama; outro em Uruaçu, comunidade do município de São Gonçalo do Amarante.
Robson Pires

Nenhum comentário:

Postar um comentário