quarta-feira, 21 de outubro de 2015

NOTÍCIAS

Água é fonte de alimento e prosperidade no Semiárido
Image result for Água é fonte de alimento e prosperidade no Semiárido
Em 1988, o casal de agricultores familiares, Maria Aparecida dos Santos, 44 anos, e José Nivaldo dos Santos, 49, construiu, por conta própria, uma cisterna para armazenar a água da chuva que caía pelo telhado da casa, no município de Areial, a 170 quilômetros da capital paraibana. Em 2013, o casal recebeu uma cisterna calçadão para apoiar a produção.

A mudança de vida ocorreu graças a políticas sociais, como o Programa Cisternas. A cisterna calçadão recebida pela família - com capacidade para armazenar 52 mil litros - é uma das 133 mil tecnologias sociais para produção construídas no Semiárido.

Image result for Água é fonte de alimento e prosperidade no Semiárido
“Antes das cisternas, o pobre só plantava o coentro para temperar o feijão. Agora, a gente come salada, coisa que a gente não comia antes como berinjela, repolho...”, relata Nivaldo. Além das tecnologias para produção, o programa garantiu o acesso à água para beber e higiene pessoal para mais de 1,2 milhão de famílias.

O secretário nacional de Segurança Alimentar e Nutricional do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), Arnoldo de Campos, explica que a entrega dos reservatórios na região é uma das portas para a inclusão produtiva dos agricultores familiares.

“As tecnologias de água para produção são prioridade. Temos que avançar mais na construção desses reservatórios e integrar essa ação a outras políticas de apoio à agricultura familiar, como assistência técnica rural, fomento, crédito e acesso aos mercados, tornando mais efetiva e sustentável a inclusão das famílias”, destaca.

Fonte:
Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome

Nenhum comentário:

Postar um comentário