segunda-feira, 29 de junho de 2015

NOTÍCIAS

Inaugurada a iluminação da estátua de Santa Rita de Cássia
A estátua de Santa Rita de Cássia localizada no complexo turístico religioso de Santa Cruz, ganhou sua iluminação nesta sexta-feira (26), viabilizada através de emenda do senador José Agripino Maia (DEM), que prestigiou a inauguração.
Image result for Inaugurada a iluminação da estátua de Santa Rita de Cássia
Além de Agripino, a solenidade de inauguração comandada pela prefeita Dra. Fernanda (PMDB), contou também com as presenças do deputado estadual Tomba Farias (PSB) e da ex-governadora Wilma de Faria (PSB).
Em breve, o município vai ganhar o teleférico viabilizado pelo Ministro Henrique Alves (PMDB).
blog.tribunadonorte.com.br


2,6 mil toneladas de peixes morrem em 15 dias no açude Castanhão
Apenas ontem, no assentamento Curupati-Peixe, foram encontradas 700 toneladas. Causas para a mortandade ainda não foram definidas. Para tentar reduzir os danos, os locais das gaiolas de criação serão redistribuídos 
Em 15 dias, pelo menos 2,6 mil toneladas de peixes morreram no açude Castanhão. As espécies eram criadas em gaiolas, concentradas na margem esquerda da barragem. O prejuízo dos produtores pode atingir os R$ 8 milhões, estima o prefeito de Jaguaribara, Francini Guedes. Somente na manhã de ontem, foram encontradas 700 toneladas de pescado morto no assentamento Curupati-Peixe, onde 41 famílias sobrevivem através da produção.
Ontem, no Palácio da Abolição, representantes da Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh), do Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (Dnocs), da Secretaria da Agricultura, Pesca e Aquicultura do Estado (Seapa) e piscicultores da região atingida se reuniram para traçar soluções. Ficou definido que os tanques-rede serão redistribuídos em 26 pequenas unidades, com no máximo sete hectares e distância de mil metros entre cada uma - informou Pedro Eymar Campos, coordenador de Pesca e Aquicultura do Dnocs. Atualmente, ele explica, as áreas de criação são concentradas.

*O Povo/Alto Santo é Notícia.

Projeto de Viticultura na Chapada do Apodi
Está em fase de implementação no IFRN Campus Apodi, o projeto de viticultura na região da Chapada do Apodi. Esse projeto é uma parceria do Instituto, juntamente com o SEBRAE e a UFERSA. O IFRN é responsável pela produção das mudas, o SEBRAE presta assessoria técnica, e a UFERSA realiza pesquisas acerca desse tipo de cultivo.

O projeto está envolvendo até o presente momento 14 agricultores familiares e assentados da região da chapada do Apodi. Está sendo produzida uva roxa da variedade Isabel precoce, que pode tanto ser consumida in natura, como ser utilizada para produzir sucos e vinhos, que é a chamada "produção para mesa". De acordo com os responsáveis pelo projeto, já foram produzidas aproximadamente 5000 mudas, desde o início do projeto.

Os parceiros também irão executar um projeto de pesquisa com oito variedades de uvas sem semente, para analisar quais se adaptam melhor ao clima e solo da região.
Do IFRN  

Nenhum comentário:

Postar um comentário