sexta-feira, 5 de junho de 2015

CRUELDADE

O Ferro do cangaceiro Zé Baiano 
O Professor, Historiador, Pesquisador da Cultura Nordestina e Cangaço, Alfredo Bonessi, recentemente fez uma descoberta importante e relevante para os estudos do Cangaço. Descobriu o paradeiro do ferrete “JB” do cangaceiro Zé Baiano, do Grupo de Lampião. O ferrete se encontra afixado na parede do Museu Histórico Nacional, no Rio de Janeiro, junto uma porção de ferros utilizados no tempo da escravidão no fim século XIX, aqui no Brasil.

O ferrete era considerado pelo Museu como um utensílio de tortura dessa época. Com esse instrumento de tortura Zé Baiano ferrava as vítimas, a maioria mulheres, no rosto, nas nádegas e nas partes íntimas, às vezes porque tinham cortado os cabelos, e outras vezes, porque eram mulheres de militares, soldados da polícia, que perseguiam o bando de cangaceiros.

Zé Baiano
Zé Baiano era tido com um cangaceiro rico e sua vida no cangaço ficou caracterizado como um cangaceiro malvado, que não tinha dó de suas vítimas. Possuía uma mulher muito bonita de nome Lídia, cangaceira também, que era alvo de todas as atenções desse cangaceiro a ponto de receber comida na boca, e de ganhar jóias e muito presentes de parte dele.

Pega no flagra, no meio do mato, em amores com o cangaceiro Bentevi, do bando de Corisco, Lídia foi amarrada a uma árvore, onde passou a noite gritando e chorando muito, implorando pela vida e pelo perdão do seu amado. Zé Baiano refugiou-se em sua tenda onde passou a noite em claro. O dia vinha nascendo quando Zé Baiano cavou a cova ao lado da árvore onde estava presa a Lídia, e a matou a pauladas. A seguir enterrou o corpo e sentou-se em cima da cova, onde desandou a chorar.

Zé Baiano foi morto por Antonio da Chiquinha e mais três sertanejos, armados de facão, durante a comilança de uma fatada de bode, regada a cachaça, a mando dos devedores de Zé Baiano, que eram muito e as somas eram vultuosas, segundo dizem, ou segundo outros, para se apossarem das riquezas do cangaceiro.

Enviado por:alfredobonessi@gmail.com
http://cariricangaco.blogspot.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário