segunda-feira, 8 de junho de 2015

NOTÍCIAS

Garibaldi e a transposição
Image result for garibaldi e transposição
Não é de agora que se fala em Transposição do Rio São Francisco para o Nordeste. Isso vem desde o tempo de Itamar Franco e Aluízio Alves. Anos e anos se fala no que ela vai fazer no Nordeste e ajudar a agricultura no semiárido. Na presidência de Luiz Inácio Lula da Silva muita coisa aconteceu para derrubar a Transposição.

Havia a posição contraria de um Bispo da Bahia, que até fez greve de fome e, ainda, a participação de diversos técnicos agrícolas contrários à sua realização. Vencida a primeira etapa a Transposição não tinha dinheiro do Governo para andar. A empresa construtora demitiu todos seus operários. Mais uma vez a construção parou com as obras que estavam fazendo.
Nesse “vai, mas não vai”, discussões iam acontecendo com uma obra que o Nordeste tanto precisava. Canais e mais canais afinal vão se abrindo atingindo áreas programadas. O Governo de Pernambuco fez um pacto com os responsáveis pela obra para obter áreas irrigadas para a agricultura em vários municípios. Isso ficou de ser resolvido no Governo de Eduardo Campos. Não era só aquela área agrícola daquele Estado que precisava fazer isso.

Outros Estados sofriam com o mesmo problema. Assunto muito debatido na região do semiárido a chuva não aparece. É uma região importante para esse grande investimento. O Sebrae trabalha para o seu desenvolvimento. O uso de outros meios de fornecimento d’água tem sido aventados como é o caso da irrigação, moto bombas e poços tubulares considerados importantes para desenvolver a agricultura.
Image result for transposição do rio são francisco
Com a execução dos trabalhos da Transposição, o senador Garibaldi Filho entrou na luta em defesa desse ambicioso projeto para o Nordeste. O senador defendeu a necessidade de o Governo Federal não diminuir os recursos nem para a sua construção. Fez uma intervenção no Plenário do Senado com o aparte do senador Otto Alencar que defendeu a tese de que se não for feita uma revitalização do Rio São Francisco, o Governo vai jogar no ralo mais de R$8 bilhões de reais, numa transposição com a ausência de água. Isso é um verdadeiro atraso, com tantos políticos contrários a tudo que já se fez. Só o senador Garibaldi Filho com a sua experiência e força política pode vencer essa batalha!!

Bombeiros resgatam agricultor perdido por três dias na caatinga
O agricultor Antônio Vicente Pereira, de 42 anos, que estava desaparecido desde a última sexta-feira (5), foi resgatado pelo Corpo de Bombeiros Militar do RN (CBMRN), na tarde deste domingo (7), em uma área de mata no município de Marcelino Vieira, no Oeste Potiguar.

Divulgação/CBMRNO agricultor foi resgatado já desacordado em mata no município de Marcelino Vieira
“Passei três dias sem alimento, apenas bebendo água. Quando os bombeiros me encontraram eu já estava desacordado, não tinha mais forças para caminhar”, disse o agricultor, que utilizava os açudes existentes na região para hidratar-se.

Antônio Vicente Pereira desapareceu após ter saído sozinho para caminhar nas trilhas do município. Quando resgatado, foi levado para o Hospital Regional de Pau dos Ferros, onde foi medicado. O agricultor passa bem.


Orgânicos ganham mais competitividade
Image result for frutas e hortaliças orgânicas
Com um nicho de consumidores fiéis e a crescente demanda por alimentação saudável, produtores de frutas e hortaliças orgânicas estão encontrando na tecnologia ferramentas para tornar o preço dos produtos tão competitivo quanto o dos alimentos convencionais. Através do projeto de Produção Agroecológica Integrada e Sustentável (Pais), desenvolvido pelo Sebrae no Rio Grande do Norte em parceria com a Fundação Banco do Brasil, esses agricultores são capacitados para melhorar a gestão dos negócios e inovarem no manejo das culturas.

São técnicas simples, mas que fazem a diferença no cultivo, principalmente em regiões onde há baixo índice pluviométrico. “Irrigação por aspersão e gotejamento são algumas das tecnologias utilizadas por esses produtores para aperfeiçoar o uso do recurso hídrico e com isso eles têm garantido um preço competitivo para o consumidor”, indica o diretor técnico do Sebrae, João Hélio Cavalcanti Junior.
http://tribunadonorte.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário