quarta-feira, 2 de janeiro de 2013

Vaqueiro João José, orgulho do Brasil

João José
                                    João José
O vaqueiro mais velho do Brasil é do Piauí! Agora é oficial.

João José Dias, vaqueiro de 109 anos, do município de Várzea Branca-PI, microrregião de São Raimundo Nonato-PI, é o vaqueiro mais velho do Brasil.
(Vaqueiro João José)
                       (Vaqueiro João José)
O escritor Marcos Damasceno, depois que o conheceu e fez uma homenagem a ele, no seu livro sobre o vaqueiro Zé Grande, intensificou pesquisas no sentido de confirmar sobre o fato de ele ser o mais velho do Brasil. Até então, o vaqueiro considerado o mais velho era de Serrita-PE, com 96 anos de idade. O escritor contou com ajuda de algumas instituições e de alguns pesquisadores de diversos Estados brasileiros. Inclusive, o humorista João Cláudio Moreno se empenhou bastante por esse reconhecimento. Todos nós festejamos essa confirmação. E nos orgulhamos de João José.
(João José e o governador Wilson Martins)
                     (João José e o governador Wilson Martins)
 Palavras do governador Wilson Martins:

- João José é uma maravilha do Piauí. Exemplo de vida. E orgulho da nossa gente. Conhecer uma pessoa como ele, é uma grande satisfação.
(Senador Wellington Dias, João José e o escritor Marcos Damasceno)
     
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
  
 
(Senador Wellington Dias, João José e o escritor Marcos Damasceno)
Palavras do senador Wellington Dias:
- João José é filho do Piauí. Orgulho dos piauienses. Patrimônio do nosso povo. Damasceno fez uma grande iniciativa.

- Quando tomei conhecimento do vaqueiro João José fiquei logo contente, ao tempo em que fiquei também admirado: “Uma pessoa com essa idade?! E ainda um vaqueiro?!” João Melancia, seu neto, e prefeito, meu amigo, me mostrou muitas fotos dele e suas histórias. Logo vi a importância de divulgarmos esse ilustre brasileiro. O ‘Saoraimundo.com’ fez logo um registro. E passamos a buscar espaço para o reconhecimento dele. No meu livro, não soube a tempo se ele era realmente o mais velho do Brasil. Sabia que era o mais velho do Piauí. Disso eu tinha certeza. De maneira, que coloquei que era o mais velho do Piauí.
- Mas não me conformei, e fiquei durante meses pesquisando, entrando em contato com instituições e amigos. João Cláudio Moreno me ajudou muito nessa empreitada. Até que confirmamos: João José é o vaqueiro velho do Brasil. Mas tivemos que provar. Para tanto, ligamos para João Melancia e pedimos o Registro de Nascimento de João José. A partir daí, sim, ele passou a ser reconhecido oficialmente como o vaqueiro mais velho do Brasil. Só nos resta festejar, nos orgulhar de uma pessoa como João José. E o melhor, é filho do Sertão; é nosso irmão sertanejo.
saoraimundo.com
CHEGA UM COMENTÁRIO MUITO INTERESSANTE:
junior SPP 2 de janeiro de 2013 08:10
Tem um vaqueiro na cidade de São Paulo do Potengi RN, que tem 92 anos, o Sr Olimpio, conhecido como o vaqueiro do amor e ainda continua em atividade. Na lida do dia a dia e sempre participando nos bolões de vaquejada da região batendo esteira.
Ps: ele tem um burra mula que só ele quem consegue montar.

Um comentário:

  1. Tem um vaqueiro na cidade de São Paulo do Potengi RN, que tem 92 anos, o Sr Olimpio, conhecido como o vaqueiro do amor e ainda continua em atividade. Na lida do dia a dia e sempre participando nos bolões de vaquejada da região batendo esteira.
    Ps: ele tem um burra mula que só ele quem consegue montar.

    ResponderExcluir