terça-feira, 10 de abril de 2012

Agricultura está com 90% da produção perdida para 2012

 
O secretário do Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Estado, Gilberto Jales, disse em entrevista ao Jornal 96, da 96 FM, que o desafio agora é tentar abastecer a água para as regiões que estão sofrendo com a estiagem. São 139 municípios do Rio Grande do Norte que estão vivendo com a seca, isso corresponde à porcentagem de 83, 23%. Jales disse que os mais prejudicados foram os produtores rurais que vivem da agricultura familiar e a população da área rural.

Gilberto Jales também comentou que a estiagem aconteceu devido às chuvas dos meses de fevereiro e março que atingiram apenas 20% do esperado. Em dezembro, a Secretaria do Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh) tinha a expectativa de que as chuvas do inverno estariam com níveis acima do normal.

A previsão é que as precipitações pluviais para os meses de abril a maio estejam em níveis normais. Mas, a agricultura já está com 90% de sua produção perdida para o ano de 2012.

Além disso, Gilberto disse que agora a intenção do Governo do Estado é distribuir água para as regiões rurais, através de cisternas e reservatórios. Mas, isso não é o suficiente e por isso, estão aderindo ao uso de carros pipas. “Infelizmente temos ainda esse retrato no Rio Grande do Norte”, lamentou o secretário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário