segunda-feira, 3 de agosto de 2015

NOTÍCIAS

Falando de solo
Começou dia 2, no Centro de Convenções de Natal, o XXXV Congresso Brasileiro de Ciência do Solo, realização da Emparn. O Semiárido nordestino está metido nessa conversa. Tema central: “O solo e suas múltiplas funções”. Palestras e debates por conta de especialistas brasileiros e de outros países. Vai até o dia 7.

Depois da segunda lua
Julho findou em grande estilo, com uma lua cheia como há muitos anos não se via passeando pelos céus destas bandas de cá. Nem as chuvinhas noturnas, esparsas, impediram o seu brilho que já começou poeticamente lindo no entardecer de quinta. Julho teve o luxo de ter duas luas cheias, muito raro de acontecer. A primeira, dia primeiro. Ontem foi a segunda. Mas julho se despede com outra taça preciosa. Despediu-se com chuva. Foi um mês chuvoso que tirou do fundo da prateleira uma estiagem malvada que ameaçava o Agreste e os tabuleiros litorâneos, suavizando, também, partes de outras regiões do Estado.

Bispos e poços tubulares
No Rio Grande do Norte sempre se falou no uso de poços tubulares, para captação d’água e no seu emprego nas atividades de natureza agrícola. É um assunto que não deixa de ser importante, pela sua necessária utilização. Insofismavelmente, esse sistema precisa por em dia o trabalho do agricultor e de sua família, para com o seu trabalho, poder exercer a comercialização que tem que fazer daquilo que produz. 

Em um programa do Ministério da Integração, anunciado em 2014 denominado “Água para todos”, havia o propósito da instalação de 192 sistemas de abastecimento, no Estado, porém sem nenhuma utilização, coisa, realmente, inadmissível, principalmente, quando envolvia o Ministério da Integração. Por outro lado a Ministra Katia Abreu, do Ministério da Agricultura, tem amplo conhecimento de que as famílias dos agricultores esperam por uma solução cabível e inadiável.


Agora, estão os Bispos agrupados para ajudar esse problema tão complicado, envolvendo a seca, os que são vitimas dela e as dificuldades para exercer o eu trabalho no campo. O uso de poços tubulares, já agora, está na alçada do Governador Robinson Faria, pelo conhecimento que ele tem como deputado e, agora, como governador. Vamos esperar, assim, pela ação criteriosa dos Bispos, envolvendo um assunto tão difícil e não resolvido. Vamos ver, então, se temos que ficar nesse “vai, mas não vai”, ou ajudamos o agricultor. É de se esperar que isso aconteça.
http://tribunadonorte.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário