quinta-feira, 20 de agosto de 2015

NOTÍCIAS

EMATER-RN RECEBE NOVOS CARROS
Aconteceu nessa terça-feira (18), no auditório da Emater-RN, a solenidade de entrega de 21 veículos modelo Gol, 241 computadores e outros equipamentos para os escritórios regionais e locais da instituição. O investimento total foi da ordem de R$ 1,7 milhão, através de uma parceria entre o Governo do Estado e o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA).

Os itens fazem parte do processo de reestruturação da Emater-RN, que há 60 anos presta assistência técnica e extensão rural aos agricultores familiares do Rio Grande do Norte.

Os veículos foram entregues aos representantes dos escritórios regionais de São José de Mipibu, João Câmara, Assu, Santa Cruz, São Paulo do Potengi, Pau dos Ferros e Umarizal. As regiões de Caicó, Mossoró e Currais Novos foram contempladas em eventos anteriores com 12 carros e 55 computadores. Além desses itens, foram entregues mais 80 aparelhos de ar-condicionado e 80 bebedouros, e anunciadas a reforma de 80 escritórios locais e a construção de novas sedes para os regionais de São José de Mipibu e Assu.
A solenidade teve a participação do governador do Estado, Robinson Faria, do vice-governador Fábio Dantas, do diretor de Assistência Técnica e Extensão Rural do MDA, Marenilson Batista, do diretor geral da Emater-RN, Cesar José de Oliveira, diretores técnico e administrativo, Aristides Bezerra e Péricles Rocha, secretário estadual de Articulação com os Municípios, Hudson Pereira de Brito, e representando os movimentos sociais o diretor da Fetarn, Manoel Cândido, e o diretor da Fetraf, João Cabral, entre outras autoridades. Durante a solenidade, os participantes assistiram à apresentação dos violeiros Amâncio Sobrinho e Felipe Pereira.

Para o governador do Estado, Robinson Faria, essa reestruturação administrativa chegará às famílias rurais através da Emater-RN, que possui um papel preponderante no processo de fomento às cadeias produtivas, e do seu compromisso com os pequenos produtores. “O Programa do Leite era um privilégio de poucos produtores e queremos mudar isso. Queremos, cada vez mais, democratizar o programa para os pequenos produtores”, disse.

O diretor geral da Emater-RN, Cesar Oliveira, ressaltou que a instituição passa hoje por um processo de reestruturação e superação das dificuldades, com a aquisição de itens que melhorarão a atividade dos extensionistas, em prol dos agricultores familiares do estado. “Além da reestruturação física, existe ainda um esforço institucional para que a Emater volte a ser uma escola de educação não formal no meio rural”.
Image result for EMATER-RN RECEBE NOVOS CARROS
A solenidade marcou, ainda, o lançamento da II Conferência Estadual de Assistência Técnica e Extensão Rural com um debate com a ASA Brasil, Marcha Mundial das Mulheres, Fetarn, Fetraf, SAF e Emater-RN, e anunciado o cronograma de conferências territoriais e estadual. Em abril de 2016, acontecerá a Conferência Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural, em Brasília.

“A assistência técnica e extensão rural é de extrema importância para a agricultura familiar, pois fortalece o desenvolvimento da economia no estado e garante alimentação saudável na mesa das pessoas, a partir da transição para a produção agroecológica”, disse o diretor do Departamento de Assistência Técnica e Extensão Rural do MDA, Marenilson Batista.
Do Face: Francisca Jales

Nenhum comentário:

Postar um comentário