terça-feira, 11 de março de 2014

NOTÍCIAS DO CAMPO

Venda de orgânicos cresce 20% ao ano e gera oportunidades

Em um momento em que a economia brasileira patina em índices baixos de crescimento, o mercado de produtos orgânicos tem apresentado desempenho extraordinário. A média é de 20% ao ano, segundo a coordenadora do Centro de Inteligência em Orgânicos (CI Orgânicos), Sylvia Wachsner. A expectativa é, neste ano, movimentar R$ 2 bilhões, estima Ming Liu, coordenador executivo da Organics Brasil, entidade de promoção interna e externa de itens orgânicos. As oportunidades no setor, portanto, são muitas. 

O Brasil se destaca principalmente na produção de vegetais, legumes e frutas, tanto para dentro do país quanto para fora. Contudo, há, segundo Liu, deficiências no fornecimento de produtos na cadeia animal, como laticínios, carnes e ovos. O segmento inclui ainda pães, bolos, geleias, sucos e mel. 
Fonte: Jusbrasil Política
Autor: Carolina Salles

Brasileiro consome em média 18 quilos de milho por ano, segundo Abimilho

A Associação Brasileira da Indústria do Milho (Abimilho), entidade que congrega empresas de processamento de produtos à base de milho, estima que o brasileiro consome apenas 18 quilos de milho, por ano, contra 63 quilos consumidos pelos mexicanos.

Para alavancar a procura pelo alimento, a nova diretoria a Abimilho pretende executar ações de inovação relacionadas com a alimentação, do campo à mesa, passando pelos processos de produção e processamento do milho, salienta o novo presidente da Associação, Eduardo Henrique de Oliveira e Silva.

“Com estas ações, queremos incrementar a demanda por este nobre cereal, de tantos predicados nutricionais, cujo consumo ainda é relativamente acanhado, quando comparado a de países de condições sócio-econômicas similares às do Brasil”, diz Eduardo Henrique.

Fonte: Agrolink
Autor: Lucas Rivas

Estudo mostra que quanto mais velha a árvore, mais ela absorve CO2

Quanto mais velha é uma árvore, mais ela captura dióxido de carbono (CO2) na atmosfera para continuar a crescer, revelou um estudo publicado na quarta-feira sobre o impacto das florestas no aquecimento global.

Os resultados dos trabalhos, publicados na revista científica britânica Nature, indicam que em mais de 400 tipos de árvores estudados, são os espécimes mais velhos e, portanto, os maiores de cada espécie os que crescem mais rápido e que, consequentemente, absorvem mais CO2.

As árvores absorvem da atmosfera o CO2, principal gás causador do efeito estufa, responsável pelo aquecimento global, e o armazenam em seus troncos, seus galhos e suas folhas.

Fonte: INFO Online

Se você não pesca, aprenda a escolher

Olhos brilhantes, guelras avermelhadas e carne firme. Fique atento a esses detalhes quando comprar peixes para um almoço daqueles em família. Um peixinho cai bem e quando procuramos as bancas de mercado para compra-los eles saltam aos olhos quando estão expostos para venda. Daí vem a dúvida: como escolher?

Para a professora de nutrição da PUCPR e UFPR Helena Simonard Loureiro, o segredo é procurar comprar em um local de confiança, em que você saiba que esse pescado chega diariamente e tem algum controle. “Facilita muito comprar assim. Se você não conhece o local, opte pelo congelado. Não que tenha uma segurança maior, mas ao menos ele está embalado”, pondera.
Para escolher, há dicas básicas, como lembra o chef e instrutor de gastronomia do Senac Caiobá, Mario Meirelles: cor, cheiro e textura. “No caso dos peixes, a cor dos olhos deve ser brilhante e as guelras, avermelhadas. O cheiro deve ser conferido e a carne deve ter textura firme”, resume. Já no preparo, menos é mais: sal, pimenta e limão são suficientes.

Fonte: Gazeta do Povo Online
Autor: Fernanda Trisotto

Nenhum comentário:

Postar um comentário