segunda-feira, 17 de março de 2014

CONTINUA A POLÊMICA SOBRE O CONSUMO DOS JUMENTOS

EXTINÇÃO DA ESPÉCIE E CULTURA NORDESTINA
Kléber Jacinto diz que a carne de jumento já foi consumida anteriormente no Nordeste, por volta dos anos 70. Criadores chegaram a tentar colocar a carne do animal na cultura gastronômica, mas devido principalmente a pouca produção e retorno econômico, os próprios criadores abandonaram esses animais, o que também contribuiu para o aumento do número deles soltos nas estradas.

Os veterinários temem que a extinção do jumento seja causada pelo o consumo da carne do animal. Segundo Kátia, existem estudos do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística que comprovam que o número de jumentos está diminuindo no Brasil. E caso entrem para a alimentação das pessoas, esse número pode diminuir ainda mais até chegar à extinção, visto que o animal precisa de um maior tempo para se reproduzir, e cada fêmea tem apenas um filhote por gestação. "Não tem jumento suficiente", diz.
Além da questão ambiental, o cultural também conta muito. A veterinária Kátia diz que o jumento é um símbolo do Nordeste, da cultura nordestina. "Já é um animal ameaçado de extinção, o número deles é muito restrito", ressalta.
Foi usando esses e outros argumentos que no ano passado a ONG DNA juntamente com o Professor Fernando Viana da Associação Brasileira de Criadores de Jumentos e ainda a União Internacional Protetora dos Animais (UIPA) do Ceará, conseguiram embargar a exportação de jumentos para a China.
http://www.gazetadooeste.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário