segunda-feira, 30 de abril de 2012

Estado do Rio Grande do Norte amarga perdas de 40% na produção de leite nos últimos três ano

Estiagem, aumento nos custos dos insumos e, principalmente, os atrasos nos repasses do Programa do Leite, do governo estadual, fizeram a bovinocultura leiteira do Rio Grande do Norte frear qualquer possibilidade de avanço. Nos últimos três anos, os produtores de leite amargaram perdas de 40% na produção.

A situação da bovinocultura leiteira potiguar começou a desacelerar nos últimos dois anos. O período de estiagem ocorrido no ano de 2010 fez muitos produtores abandonarem a atividade. Nem mesmo com o inverno do ano seguinte foi capaz de dar fôlego para o setor se recuperar. Somados aos problemas do clima, estão os atrasos no repasse dos recursos do Programa do Leite, que começaram no fim do governo anterior e persistiram até março deste ano, deixando a bacia leiteira potiguar sem capital de giro.


A falta de incentivos deixa os estados vizinhos com um setor mais consolidado. Além disso, o ambiente favorável fora das terras potiguares atrai empresas do segmento lácteo para Pernambuco e Ceará. Toda essa situação posiciona o Rio Grande do Norte nos últimos lugares no ranking de desenvolvimento da pecuária no Brasil

Fonte: uzlemfotos.blogspot.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário