quinta-feira, 24 de julho de 2014

NOTÍCIAS

DIACONIA REALIZA INTERCÂMBIO INTERESTADUAL
Agricultores\as viajam até Pernambuco para conhecerem 
experiências | Foto: Edson Silva
Dezessete agricultores (as) de Alexandria, Martins e Umarizal, beneficiários (as) do Programa Uma Terra Duas Águas (P1+2) participaram em Afogados da Ingazeira – PE, nos dias 16, 17 e 18 de julho de um Intercâmbio Interestadual para multiplicação de experiências e trocas de saberes. A atividade promovida pela Diaconia é uma das ações do Programa de Formação e Mobilização Social para Convivência com o Semiárido da ASA.

No primeiro dia, quinta-feira, a visita aconteceu na casa do Seu Jonas que mora com a família no Assentamento Barriguda, no município de Tuparetama. Beneficiário do P1+2, ele tem na propriedade uma barragem subterrânea e uma área de manejo de caatinga. Já na comunidade Grauninha, Seu Gilberto mostrou seu plantio de goiabeira, bananeira e cana-de-açúcar, que ele cultiva de forma agroecológica.


Em São José do Egito, os agricultores (as) potiguares conheceram a família de Dona Lindacir, que depois de conquistar sua cisterna de segunda água começou a plantar hortaliças e deu continuidade ao trabalho no plantio de jerimum. No fim do dia, ainda deu tempo de conhecer o biodigestor de Seu Deda e Dona Genedite, no Sítio Poço do Moleque, em Afogados da Ingazeira.

Na sexta-feira, Dona Fátima e Seu Adalberto receberam a visita dos intercambistas e mostraram como conseguiram com o apoio da Diaconia desenvolver uma criação de galinhas capoeira, que hoje garante soberania e segurança alimentar para toda família.

Para Edson Silva, assessor técnico da Diaconia, o intercâmbio foi um momento de muito aprendizado onde os agricultores (as) que serão beneficiados com as tecnologias do P1+2 puderam conhecer novas experiências agroecológicas, mas também contribuir com o conhecimento que eles adquiriram em uma vida toda dedicada a agricultura. Seu Chico de Raulino, por exemplo, levou na mochila, mais de 30 cópias do Boletim Candeeiro, que conta sua história, para distribuir durante a viagem, entre os colegas de intercâmbio e as famílias visitadas.

Cristina no micro-ônibus com uma caneta e papel na mão anotava o nome de todas as cidades por onde eles passavam. Atenta às placas, do oeste potiguar passando pelo sertão paraibano até o Pajeú, conseguiu contar mais de 25 cidades. Era a primeira vez que a agricultora de 29 anos saía do Rio Grande do Norte. No começo do mês de julho, ela participou do seu primeiro intercâmbio em Campo Grande – RN, município que fica a quase 100 km de Martins. Dessa vez, a agricultora percorreu mais de 300 km até Afogados da Ingazeira. No seu caderno, tudo que via de diferente, ela registrava, como os nomes das plantas e as dicas dos agricultores.

Enquanto isso, Seu Lenilson do Sítio Chapéu não largava o celular. Tirou fotos das plantas, das tecnologias sociais, das paisagens, das pessoas. Queria levar consigo um pedacinho do semiárido pernambucano para mostrar para os amigos, para a família. Para guardar de recordação.

Fonte:http://www.asabrasil.org.br/Portal

Nenhum comentário:

Postar um comentário