segunda-feira, 14 de julho de 2014

INVERNO EM 2015 NO SERTÃO!! SERÁ??

Condições apontam para bom inverno em 2015
A possibilidade de ocorrência do fenômeno natural El Niño é analisada. O meteorologista Gilmar Bistrot disse que hoje, as atuais condições, favorecem a ocorrência do fenômeno para o próximo ano, porém há uma expectativa de que entre setembro e outubro estas condições sejam enfraquecidas.

O El Niño é um fenômeno climático de caráter atmosférico-oceânico, em que ocorre o aquecimento fora do comum das águas superficiais e sub-superficiais do Oceano Pacífico. A consequência, especialmente para a região Norte e Nordeste, é de Seca Grave. “Existe uma grande quantidade de água fria no oceano pacífico capaz de inibir este fenômeno”, explica Bistrot. Mas, uma análise final só poderá ser dita ao final do ano.

Em observação ao oceano atlântico, a região sul está mais aquecida e o norte mais resfriado, o que significa que “se estas condições predominarem nós teremos um bom período de chuvas para o próximo ano”, declarou o meteorologista se detendo a uma análise mais aprofundada para os próximos meses.

Em questão do comportamento do período chuvoso deste ano no Estado, ele diagnostica como “bastante irregular. Foi uma chuva normal, mas espaçado, que não acumulou água”, diz. “Se analisarmos o semiárido como um todo, percebemos ilhas onde nos tivemos uma precipitação bem distribuída, como o caso do Seridó e Serra de Santana, e o Alto Oeste como um todo”. Ele acrescenta que as chuvas, esse ano, ocorreram com maior frequência nas regiões que tinham maior influência do relevo: Serra de Santana, Vale do Açu, e Alto Oeste.

Tribuna do Norte

Nenhum comentário:

Postar um comentário