quinta-feira, 10 de julho de 2014

ALERTA

Em Natal, SMS confirma o registro de dois casos de raiva em morcegos
Morcegos podem transmitir doença para humanos
(Foto: Dylan George / divulgação)

A Secretaria de Saúde de Natal (SMS) confirmou dois casos positivos de raiva em morcegos na capital potiguar. Os casos foram confirmados nesta terça-feira (8) e registrados nos bairro de Ponta Negra e Neópolis, ambos na Zona Sul da cidade. A SMS esta monitorando possíveis novos registros da doença.

De acordo com a secretaria, o risco de transmissão da raiva de morcegos para humanos existe devido à proximidade desses animais com áreas residenciais. Ainda segundo a SMS, a situação epidemiológica da raiva, em Natal, não é diferente da situação em todo o país, que apresenta um aumento no número de pessoas atendidas pelo serviço de saúde devido a contatos ou agressões por morcegos.
A principal via de transmissão da raiva é o contato com a saliva contaminada de um animal doente, mais também pode ser transmitida através de lesão na pele, uma vez que o vírus não penetra pela pele sem lesões. O modo mais comum de transmissão é pela mordida, mas o contato do vírus com soluções de descontinuidade da pele ou com as membranas nasal, bucal ou ocular também são possíveis.

A Secretaria Municipal de Saúde alerta que morcegos têm hábitos noturnos e que, quando encontrados em horários e locais não habituais - como caídos no chão durante o dia - podem estar contaminados pelo vírus.
Em cães e gatos, a raiva se caracteriza por alterações sutis no comportamento, deixando o animal mais agressivo, com anorexia e desatenção.

O último óbito por raiva registrado no RN foi em 2010, cujo transmissor foi um morcego. Na época, o agricultor foi agredido e, por desconhecimento do risco de transmissão da raiva por essa espécie animal, não procurou atendimento médico.

A SMS informou que está monitorando possíveis novos casos e tomando as providências cabíveis. Dúvidas podem ser esclarecidas pelo telefone (84) 3232-8238.
Do G1 RN

Nenhum comentário:

Postar um comentário