quarta-feira, 16 de julho de 2014

NOTÍCIAS

Banco do Nordeste: 60 anos
Não é sem razão, que o Banco do Nordeste se tornou nesses 60 anos de existência, a maior instituição de crédito e assistência, tecnicamente aparelhada, para injetar recursos do Fundo Constitucional a sua disposição. Esse Fundo de Assistência, nos dias atuais, é considerado a viga – estra de todo o trabalho de Banco do Nordeste na região, na ajuda oficial à área empresarial e a todos aqueles que tem atividades produtivas no Nordeste. E o BN faz isso contando com a equipe de administradores e técnicos bastante habilitados. Os recursos apresentado pelos setores que operam nesse contexto atendem perfeitamente a melhoria do que tem chegado à Agricultura, a Pecuária e a Indústria. E seria interessante se ouvir a opinião de quem tem contado com a ajuda do Banco do Nordeste, dentro dessas importantes linhas operacionais de crédito..

A ausência do Banco do Brasil, na aplicação do Crédito Agrícola, na região, ocasionou o avanço do Banco do Nordeste. Os recursos têm sido aplicados de acordo com as necessidades do agricultor e a expansão de suas atividades. Com todas essas forças, o Nordeste vai conquistando maior espaço na sua economia. O FNE (Fundo Constitucional de Financiamento do Nordeste) foi uma das formulas encontradas dentro da Constituição, pela bancada do Nordeste, para fortalecer o trabalho da entidade que dele precisava para, impulsionar suas atividades.


Pronatec Agro disponibiliza 10 mil vagas para cursos
O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, por meio do Pronatec Agro implementado pela Secretaria de Desenvolvimento Agropecuário e Cooperativismo (SDC), está disponibilizando 10 mil vagas voltadas para agricultores e famíliares, especialmente, jovens da área rural, além de trabalhadores rurais, técnicos do setor agropecuário recém-formados, estudantes de escolas técnicas e de ensino médio.

O Programa vai oferecer cursos gratuitos nas escolas públicas federais, estaduais e municipais e ainda nas unidades de ensino do Senai, Senac, Senar e Senat e em instituições privadas de ensino superior e de educação profissional técnica de nível médio. Os interessados podem obter outras informações sobre turmas, datas, locais e inscrições por meio do email depros.gab@agricultura.gov.br ou no telefone (61) 3218-2433.

As principais áreas de abrangência dos cursos serão produção animal no semiárido, bovinocultura de leite, bovinocultura de corte, fruticultura, horticultura, integração lavoura-pecuária-floresta (iLPF) e agricultura orgânica. A carga horária será de 240 horas e as aulas devem começar ainda no segundo semestre deste ano.


Orgânicos e nativos
Geleias orgânicas produzidas em Ceará-Mirim 
trazem sabor nativo para a mesa. 
Goiaba, mangaba, manga e acerola são alguns sabores 

Quem vai querer comprar uma comidinha orgânica feita de produtos da terra? Quem vai querer comprar? Tem doce de mangaba, geleia de manga e umbu-cajá. E ainda bolacha de macaxeira, pão de jerimum e raivinha de batata-doce. Quem vai querer?

Agricultores familiares e pessoas preocupadas com o meio ambiente e o consumo saudável têm feito chegar à cidade alimentos livres de agrotóxicos e conservantes, seja por meio de feiras como a Feira Agroecológica que acontece todo sábado cedinho na UFRN ou até mesmo através de grandes panificadoras e restaurantes.

Esse segundo exemplo é bem o caso da Vivenda do Vale Produtos Alimentícios, primeira agroindústria familiar do Rio Grande do Norte. De sua sede, no vale fértil do rio Maxaranguape, em Ceará-Mirim, saem para o mercado potiguar e cidades como São Paulo, Brasília, Santos, Praia do Forte (Bahia), Fortaleza, João Pessoa e Campina Grande entre 6 mil potes de doces e 5 mil potes de geleia por mês.

http://tribunadonorte.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário