quarta-feira, 25 de maio de 2016

CULTURA

SEM REFORMA, MUSEU DO SERTÃO ESTÁ EM SITUAÇÃO DE ABANDONO
A situação do Museu do Sertão, que guarda a história do homem sertanejo e da cultura de Petrolina, no Sertão pernambucano, é precária. Isso é porque a estrutura que abriga objetos de antigos moradores da cidade, estão com o forro caindo e as paredes mofadas, o que compromete a história local.

O visitante que chega até ele pode até se surpreender com o que ainda pode ser visto, mas não exatamente pelas curiosidades e sim pela condição de abandono do Museu do Sertão. As paredes estão rachadas, o teto quebrado, tem até área isolada pra visitação. Por esses problemas, o local é um dos pontos turísticos pouco visitados na cidade.
No segundo pavilhão, onde estão subdivididos temas como indústria, feira livre, artesanato local e estadual, a situação se repete. A entrada para a terceira parte do Museu do Sertão, onde fica a ala religiosa, está fechada com cadeado depois que parte do teto caiu.

Pelo menos desde 2013, a reforma do Museu do sertão está sendo aguardada. O local não passa por reforma há cerca de 10 anos. Alguns objetos, inclusive, já estão quebrados, como uma das cadeiras que integra o acervo. Em março de 2015 o secretário executivo de Cultura de Petrolina, Ozenir Luciano, explicou que a reforma seria realizada. “O governo municipal vai elaborar este plano de reforma imediatamente. O orçamento já está tomado. Vamos fazer a licitação que deve durar em torno de 90 dias e a empresa vencedora do processo já vai estar disponível para iniciá-la”, disse o secretário há um ano.
A assessoria de comunicação foi procurada para explicar quando, de fato, deverá começar a reforma do Museu, já que uma empresa ganhou a licitação para fazer a obra, mas não respondeu ao questionamento.

Do G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário