quinta-feira, 6 de junho de 2013

CSU PARTE ll VEJA

CSU como eu via parte II: Serie faz resgate da história de Umarizal através de fotos

Centro de Umarizal
O Centro Social Urbano – CSU de Umarizal desempenhava um papel social de relevante importância e magnitude. As atividades que eram desenvolvidas por professores, monitores e colaboradores envolviam crianças, adolescentes e adultos e mobilizava toda comunidade.

O radialista Jatão, que foi um dos beneficiários das atividades que eram realizadas pelo CSU, lembra com saudade o tempo em que o local era um importante centro de convivência e socialização. “Tínhamos grupos de dança, de teatro, de estudos. Eram praticados esportes como vôlei, tênis de mesa, futebol de campo, de salão e muito mais. Eram trabalhos de suma importância pra Umarizal, mas que o poder público não deu a devida atenção e abandonou”.

 Há vários anos a estrutura do CSU encontra-se em ruínas. De responsabilidade do poder estadual, o local foi abandonado e o que ainda resta está se deteriorando com o passar do tempo. “Não lembra nem de longe os tempos em que as atividades aconteciam. Quem não lembra as brincadeiras, como a corrida de saco, pau de sebo, gato no pote, dos festivais juninos, o tradicional desfile de 7 de setembro”, relembra Jatão.

"Retratos de uma Umarizal do Passado"

O Blog Umarizal em Fotos - O Retrato da Notícia e o Blog do Jatão retratam nesta segunda matéria da série “Retratos de uma Umarizal do Passado", as fotos históricas das atividades que eram realizadas pelo CSU e que beneficiava toda a população de Umarizal. As fotos são um resgate cultural da história do próprio município e um alerta ao poder público.

Confira esse valioso resgate:













Edição: Léo Silva / Colaboração: Jadson Jatão / Fotos: Cedidas por Luizinho "Lula"

Um comentário:

  1. Esta matéria e fotos remete a quem participou de alguma forma e em alguma época, das atividades culturais e "socializantes" do CSU, a pensar o quanto era bom este tempo de nossas vidas. Isso sim era educação, onde não existia diferenciação entre classes sociais, religião ou cor, pois todos participavam das mesmas ações e eram amigos independentemente de qual família, ou poder aquisitivo tinham estas famílias. E o quanto esse tipo de instituição faz falta aos tempos atuais, onde são poucas as oportunidades de participação de nossos filhos, em socializar-se, fazer amizades e contribuir com a cultura de nossa terra.Parabéns, Jatão, pela iniciativa e de nos fazer lembrar dos tempos de glória da nossa educação e cultura.

    ResponderExcluir