segunda-feira, 19 de novembro de 2012

Tremor de terra é registrado no interior do Rio Grande do Norte João Câmara 

Depois de um longo período de baixa atividade sismológica na região de João Câmara (a 74 km de Natal), um novo tremor foi constatado pelo Laboratório de Sismologia da UFRN. O registro foi feito às 21h40 da última sexta-feira (16) e atingiu a magnitude 2.8, imperceptível à grande maioria dos moradores do município.

O local, conhecido como região de Samambaia-Lagoa Rachada, foi o mesmo onde a atividade sísmica teve início em 1986 - data do tremor de magnitude 4.6, seguido de outro de 5.1 na Escala Richter, que causou pânico em João Câmara e migração de centenas de residentes à capital potiguar - um marco no registro de abalos sísmicos no país.

Desde esta data foi montada uma estação de sismologia na cidade, para medir os tremores de terra na região. O abalo de novembro de 1986 causou tanto estrago que o presidente José Sarney esteve na cidade para acompanhar a ajuda aos desabrigados que tiveram suas casas destruídas ou rachadas pelo tremor.

Segundo o estudioso do assunto, o professor José Alberto Veloso, o primeiro tremor catalogado no Rio Grande do Norte ocorrido no município de Assu, em 1807. 

Diário de Natal

Nenhum comentário:

Postar um comentário