sexta-feira, 16 de novembro de 2012

05:09:38

Nordeste // Solidariedade


4f46739d253591954c2017d7905fb681.jpg

Campanha Nacional Papai Noel dos Correios já começou no RN

Durante o lançamento Papai Noel dos Correios recebeu cartinhas das crianças.
Foto:Divulgação

Kívia Soares
Do NE10/Rio Grande do Norte
A Campanha Nacional “Papai Noel do Correios” realizada há mais de 20 anos pela instituição, em todo o País, já começou no Rio Grande do Norte. A tradição natalina de responder às cartas das crianças mais carentes com os pedidos ao bom velhinho foi lançada na manhã desta quarta-feira (14), pelo diretor regional dos Correios, Francisco Gilberto Barbosa, no auditório da Superintendência Federal de Agricultura do Estado, na Ribeira.
A campanha está vinculada a um dos Objetivos do Milênio estabelecidos pela Organização das Nações Unidas (ONU) - “Educação básica de qualidade para todos”, e também a preceitos de Responsabilidade Social Empresarial. Segundo dados dos Correios, em 2011, os números da campanha no RN foram expressivos. O total de 11.387 cartas-resposta foram enviadas pelo Papai Noel dos Correios e 6.587 presentes entregues às crianças potiguares. Fazendo com que o Estado ocupe o segundo lugar no Nordeste em número de crianças contempladas. 
Devido a crença dos pequenos na figura mítica de Papai Noel os Correios buscam colaborar com o gosto das crianças pela escrita e redação de cartas. Além da importância do endereçamento correto, uso do Código de Endereçamento Postal (CEP) e do selo. Essas ações são trabalhadas com o apoio das escolas da rede pública de ensino, selecionadas pelas secretarias de Educação dos municípios participantes no Estado.
PARTICIPAÇÃO DA POPULAÇÃO É FUNDAMENTAL -O trabalho da campanha do "Papai Noel do Correios" só é possível com a colaboração e solidariedade das pessoas que procuram as agências para adotar uma ou mais cartinhas. Como é o caso da advogada potiguar Larissa Azevedo, que já participa adotando cartinhas há três anos consecutivos. Ela diz que acredita na iniciativa que é “maravilhosa a oportunidade de ajudar as crianças, que não teriam presentes no Natal”, disse;
Ainda segundo a advogada, sempre que vai a agência dos Correios leva uma cartinha pra ela, mas também outras para seus familiares participarem. Para Larissa, ler os pedidos das cartinhas também é algo especial. “Ano passado escolhi a cartinha de uma menina de nove anos que pedia como presente uma mochila e um estojo escolar para poder estudar, e isso me tocou bastante”, conta. 
Outro ponto destacado por Larissa é que muitos dos pedidos das crianças as vezes não são para eles, mas para familiares. Ela relata que uma das cartinhas que leu, um menino pedia “uma prótese dentária para sua mãe, que não podia mais sorrir”, acrescenta. Para este ano Larissa ainda vai escolher sua cartinha e disse tentar ajudar a mais crianças.

As cartinhas das crianças podem ser adotadas em qualquer agência dos Correios (Foto:Internet)
COMO ADOTAR UMA CARTINHA- Para adotar uma cartinha enviada aos Correios pelas crianças é fácil. Basta se dirigir a agência mais próxima e escolher sua carta. Em Natal, também é possível entrar em contato com a Assessoria de Comunicação da ECT pelo telefone (84) 3220-2472, ou ainda pelo e-mail ascom-rn@correios.com.br.
O período para adotar uma cartinha vai de 14 de novembro a 12 de dezembro, quando também se encerra o prazo o envio dos presentes nas agências participantes. A entrega dos pedidos na escola ou casa da criança contemplada  fica por conta dos Correios. E mesmo que não recebam o presente solicitado, todas elas receberão uma carta-resposta do Papai Noel.
Os Correios também receberão cartinhas diretamente da comunidade, como forma de contemplar crianças de todo o Estado, na faixa etária até 10 anos de idade. Todas as cartas recebidas passam pela triagem feita pelos ajudantes do Papai Noel, funcionários da instituição e voluntários no trabalho de separação da correspondência de acordo com os critérios sociais da campanha.
SERVIÇO
O que: Campanha Nacional "Papai Noel dos Correios"
Quando: De 14 de novembro a 12 de dezembro
Onde: Em todo o Brasil
Como participar:Basta ir a qualquer agência dos Correios
Informações: Se você mora em Natal, pelo telefone (84) 3220-2472.Outras regiões em qualquer agência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário