domingo, 25 de novembro de 2012

PROFETAS DA CHUVA RN

 

 













Os “profetas” utilizam como parâmetro diversos sinais da natureza, como a movimentação de insetos, como cupins formigas, e pássaros.
Um dos mais observados é o João-De-Barro, que segundo a crença, constrói sua casa com a entrada em sentido oposto do local que vem a chuva. Eles também se apegam a crenças religiosas, como a de que a presença de chuva em certos dias religiosos é sinônima de um bom inverno. 


Boa parte da população, principalmente no interior do Estado, se baseia nos conselhos dos “profetas”. Apesar disso, nem sempre os resultados dos métodos populares coincidem com a opinião dos estudiosos. Em 2012, por exemplo, enquanto O levantamento feito pelo Setor de Meteorologia da Empresa de Pesquisa. Agropecuária do Rio Grande do Norte (EMPARN) confirmava o início do inverno no semi-árido potiguar, com chuvas acima do normal, os profetas afirmava que o ano de 2012 seria de pouca chuva no sertão do RN.


O blog conversou com um profeta da chuva do município de São Vicente/RN. Vicente Batista de Araújo. Que afirmou. “Que a primeira experiência 2012 para 2013 é boa, a floração da craibeira, é a sustentação das flores e um bom sinal para o homem do campo, é um bom presságio, sinal de que teremos um bom inverno em 2013, a craibeira é toda sua florada em toda a sua plenitude é sinal que vem água rio abaixo, esse fenômeno antecipa as esperanças de um bom inverno para breve Disse”. 


Para abalizar sua opinião o agricultor afirmou o que deixa o agricultor mais preocupado é o vento do nordeste conhecido como o “Nordestão” que deveria está assoprando mais forte nessa época do ano, quando o vento do nordeste não assopra isso não é um bom sinal, o ano pode ser “desmantelado”, mais ainda e sendo para afirma, vamos espera mais um pouco disse.  



 
Fonte: saovicentern.blogspot.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário