segunda-feira, 25 de julho de 2011

25 DE JULHO, DIA DA AGRICULTURA FAMILIAR

*Luci Choinacki
Só quem já viveu na roça conhece de perto a rotina de milhares de brasileiros que todos os dias, acordam cedo, e junto com nossas famílias, produzem o alimento que está na mesa de cada um de nós. Esse trabalho fundamental e essencial é feito pelos agricultores e agricultoras familiares e assentados da reforma agrária que garantem com seu esforço 70% da produção de alimentos no Brasil.
O trabalho dos agricultores familiares dignifica, gera renda e vida. É muito importante que reconheçamos este valor para que o poder público, cada vez mais, avance em políticas de garantia de renda e de suporte para essas famílias. Historicamente já avançamos muito e um exemplo disso é a aposentadoria dos trabalhadores rurais aos 60 anos e das trabalhadoras rurais aos 55 anos com um salário mínimo e também a licença-maternidade das agricultoras e pescadoras artesanais que foram conquistados com muita mobilização e luta. Mas temos mais a conquistar.

A agricultura familiar hoje abrange 20 milhões de pessoas que podem alimentar o povo brasileiro sem explorar o consumidor. A agricultura familiar tem em sua origem e cultura uma caminhada baseada na união e cooperação e na construção da melhoria de vida das trabalhadoras e dos trabalhadores brasileiros do campo e da cidade.


Nos últimos anos as medidas de política passaram a reconhecer a importância da agricultura familiar, principalmente por programas de crédito como o Pronaf. Hoje novos desafios apontam nesse horizonte. Hoje na zona rural são necessários investimentos em cultura, acesso à internet e a educação superior para que nossos jovens continuem sua experiência no campo.

 Para isso precisamos sempre evoluir e aumentar nossos investimentos nesse importante setor produtivo. Vamos lembrar sempre que nosso futuro é fruto do trabalho e suor de mulheres e homens que colocam na terra a semente de um futuro melhor para todos.

*Ex-Deputada Federal

Fotos: Gardeniaoliveira
Fonte: gardeniaoliveira.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário