segunda-feira, 27 de outubro de 2014

NOTÍCIAS

RN vai ganhar unidade de beneficiamento de pólen
O apicultor Célio Lino é um dos pioneiros no RN na extração de pólen: Agregando valor ao produto
Os apicultores potiguares que apostam na diversificação de produtos da cadeia produtiva da apicultura têm motivo para comemorar. O Rio Grande do Norte terá em breve uma unidade de beneficiamento de pólen, que concentrará a produção de municípios da região do Mato Grande e cidades próximas e passa a vender o produto com rótulo próprio. A expectativa é que o selo de inspeção sanitária eleve em 30% o valor do pólen para os apicultores. Resultado de uma parceria entre o Sebrae no Rio Grande do Norte com a prefeitura local, a Casa de Pólen está sendo instalada em Taipu, que fica a cerca de 50 quilômetros de Natal, e a segunda desse tipo no Nordeste. A outra fica em Campina Grande (PB).
Da Agência Sebrae RN

Novo governo, velhos problemas
A presidente da República, terá muitos, imensuráveis, problemas pela frente. Convenhamos, não é fácil administrar um país com tantas diversidades como o nosso. Somos complicados, como complicados são os países com extensão que mais parecem continentes. A nossa terra tem regiões com características totalmente diferentes. A exuberância da floresta amazônica contrasta com o raquitismo da caatinga nordestina; as noites frias do inverno de Santa Catarina e das serras gaúchas são um contraponto para o calor escaldante de Cuiabá e do Piauí, no período de verão; às vezes temos, ao mesmo tempo, seca no Nordeste e em São Paulo e enchentes no Norte e Centro Oeste.

Energia solar e eólica
Na linha de energia, temos duas fortes concessões: a Energia Solar e a Energia Eólica. Sobre a primeira, o estado de Pernambuco saiu, praticamente na frente, pelo desejo do, então, governador Eduardo Campos, para dar ao agricultor a necessária ajuda. Entrando, com êxito, na fase inicial, o empresariado daquele estado resolveu fazer uma segunda ingestão no uso da energia solar. O esforço do ex- governador era aprovar projetos com a construção de Hospitais, tanto em Recife como no interior. Esse novo sistema de energia solar entrou no Rio Grande do Norte. É um sistema, pode-se dizer, menos desgastante com relação a investimentos. A nossa agricultura, necessariamente, precisa dessa modalidade de energia. O Rio Grande do Norte tem sofrido com a estiagem, colocando a sua cultura agrícola em plano secundário. Tem que se encontrar recursos para combater esse estado de coisa.
http://tribunadonorte.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário