quinta-feira, 9 de outubro de 2014

CURIOSIDADES DO MEU SERTÃO

PADRE CICERO ROMÃO BATISTA E VIRGULINO FERREIRA O (LAMPIÃO)
Milagre sim, milagre não, no entanto, foram os milagres atribuídos a Padre Cícero que provocaram o início das romarias rumo a Juazeiro, a partir de 1899. Se muitos não acreditavam nos milagres, havia a bondade e a sabedoria do sacerdote que atraíam os romeiros. Padre Cícero olhava para as necessidades espirituais e humanas das pessoas: dava conselhos práticos, arranjava empregos e, principalmente, fazia despertar a solidariedade comunitária entre as pessoas que haviam deixado o quase nada de sua terra para tentar um pouco mais do que isso na região de Juazeiro que, a partir daquela ocasião, passou a ser um “porto seguro” para quem fugia da miséria que dominava o nordeste.

Foi então, que por alguns anos, Deus e o Diabo tiveram seus domínios na terra de muito sol e de quase nenhuma chuva: Padre Cícero, de quem muito já foi dito de santo e Lampião, que em muitos momentos fez a vez do Diabo.
Virgulino Ferreira da Silva, conhecido como Lampião, o Rei do Cangaço e seu bando, formado de cerca de 50 pessoas, homens e mulheres, percorreram sete estados da região nordeste durante as décadas de 1920 a 1930, levando sangue, morte e medo à população do sertão.
Padre Cícero foi o maior benfeitor e a figura mais importante do nordeste. Quem fazia previsões de que, após sua morte, não mais seria lembrado, pode ver que se enganou. A cidade continua se desenvolvendo e a devoção também aumenta. Mesmo não tendo sido tornado beato nem santo canonizado pela Igreja, Padre Cícero é tido como santo pela imensa quantidade de devotos espalhados por todo o Brasil, quiçá pelo mundo. Quanto ao Diabo, esse ainda anda por aí, disfarçado em legisladores, em administradores que costumam trabalhar a seus próprios favores e benefícios.

Nenhum comentário:

Postar um comentário