quarta-feira, 15 de outubro de 2014

NOTÍCIAS

Preços e assistência técnica são vistos como entraves
Agricultor mostra “pé de mamona” no RN
Embora a seca seja apontada como o principal motivo para o cultivo das matérias-primas do biodiesel não ter vingado no Rio Grande do Norte, autoridades apontam outros fatores que teriam dificultado o florescimento do girassol e da mamona pelo interior do Estado. Questões como a ausência de um planejamento para incentivar essas culturas, a falta de assistência técnica aos agricultores por parte do Governo do Estado e ainda os preços pagos por esses produtos – considerados baixos para tornar o cultivo viável – entram na lista dos problemas que acarretaram na míngua do Programa Nacional de Produção e Uso de Biodiesel (PNPB) no RN.

Na avaliação do delegado federal do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) no Rio Grande do Norte, Raimundo da Costa Sobrinho, tanto a questão climática como a falta de apoio e de fornecimento de assistência técnica por parte do Governo do Estado são fatores que enfraquecem o fomento da produção das matérias-primas junto aos agricultores familiares.

Semana da Festa do Boi
Com o tema “Do agronegócio ao maior festão”, a 52ª Festa do Boi teve sua abertura no dia 10 à tarde, no Parque Aristófanes Fernandes, em Parnamirim. A expectativa desta edição é movimentar mais de R$ 100 milhões em negócios até o próximo sábado (18). O primeiro dia de Festa do Boi começou às 6h com os torneios leiteiros de Pardo-Suíço. Às 8h aconteceu a mensuração das raças caprinas e ovinas. Estão expostos mais de cinco mil animais e 500 expositores participam, com os mais diversos produtos. A estimativa da Anorc é de um público de 450 mil pessoas passando pelo Parque Aristófanes Fernandes.

Produção viável
A pesquisa “Produção de uva de mesa com baixo impacto ambiental no Vale do Mossoró-Assu” constata a viabilidade do cultivo da fruta na região. Os dados obtidos no ensaio no município permitem mostrar com clareza a possibilidade do cultivo de uvas de mesa nessa região do semiárido nordestino. O estudo concluiu que a uva de mesa pode ser cultivada com sucesso na região com as três cultivadas que são a Niágara Rosada, Itália Melhorada e Isabel Precoce. Elas podem ser exploradas comercialmente com sucesso. A pesquisa foi realizada recentemente na Fazenda Experimental da Ufersa.

RN terá raça reconhecida
Animal é apontado como resistente às condições do semiárido
Após anos de pesquisas e de acompanhamento técnico, o ovino Soinga, desenvolvido no Rio Grande do Norte, será reconhecido oficialmente como raça pela Associação Brasileira de Criadores de Ovinos e pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. O reconhecimento deve ocorrer durante a Festa do Boi, evento que abre temporada de shows hoje e a programação agropecuária a partir de amanhã. A Festa do Boi é realizada no Parque Aristófanes Fernandes, em Parnamirim, e termina no dia 18.

“Esse reconhecimento é importante não apenas para o Rio Grande do Norte mas, acima de tudo, para os criadores brasileiros que vivem em condições adversas e que necessitam de animais que consumam pouco, ganhem peso, além de se reproduzir”, diz o médico veterinário José Paz de Melo, que estimulou o desenvolvimento do Soinga no RN. Foram mais de 20 anos de pesquisa em busca de criar um animal adequado para produzir boa carne e conviver com as condições adversas do semiárido do Nordeste brasileiro.
http://tribunadonorte.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário