segunda-feira, 22 de setembro de 2014

NOTÍCIAS

Brasil tem 508 escolas rurais sem infraestrutura, diz estudo
No Brasil, 508 escolas rurais não têm condições de infraestrutura, têm baixa taxa de aprovação e muitos alunos abandonam os estudos. Nessas escolas não há sequer água filtrada. É o que mostra o estudo Escolas Esquecidas, divulgado esta semana pelo Instituto CNA, ligado à Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil, que mapeou esses centros de ensino. A maioria está nas regiões Norte e Nordeste e é de difícil acesso.

Expofruit 2014
A Feira Internacional de Fruticultura Tropical Irrigada, na Expocenter, Campus da Ufersa começa na próxima quarta-feira 24 e vai até a sexta-feira (26), 26, ocupando 15 mil m2 para receber diversos expositores da cadeia produtiva da fruticultura, em 300 estandes. Tendo como tema “Venha conhecer o precioso sabor da nossa região”, a feira tem a expectativa de movimentar R$ 20 milhões e de receber 30 mil pessoas nos três dias. A 17ª edição da feira traz novidades, dentre elas a homenagem a um mercado importador a cada edição, que este ano será os Estados Unidos, mercado em crescimento essencial para os fruticultores locais.

Combustível
O óleo diesel usado na agricultura pode ficar mais barato com aprovação de projeto, em tramitação no Congresso Nacional. O projeto está em análise por três comissões, que visa retirar parte da tributação sobre o custo do derivado do petróleo para fins de geração de energia elétrica e funcionamento das máquinas agrícolas.

Pronaf
Os jovens com idade entre 16 e 29 anos foram beneficiados com as novas regras do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), que ampliam o acesso ao Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf). O limite passou de uma única operação para até três financiamentos por beneficiário. O valor máximo da operação continua em até R$ 15 mil, assim como os encargos financeiros anuais (1%), o prazo de pagamento (até 10 anos) e a carência (até três anos).

Estímulo
A associação de Produtores Bebida Velha, em Pureza-RN, recebeu a vista de técnicos do RN Sustentável e do Bahia Produtiva que estão no estado à convite do Banco Mundial, a associação manifestou Interesse através do edital 002, de apoio aos empreendimentos econômicos e solidários da agricultura familiar, do RN Sustentável. A APABV desenvolve produção de peixes, hortas, realiza o replantio de mudas, desenvolve a agroecologia, faz compostagem e todos os produtos são orgânicos. A associação também produz de 21 espécies de mudas, inclusive plantas da caatinga.
http://tribunadonorte.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário