De acordo com Josivan Cardoso, diretor presidente do instituto, os três principais reservatórios do estado, a Barragem Armando Ribeiro, Santa Cruz do Apodi e de Umari estão muito abaixo de suas capacidades.
A barragem Armando Ribeiro está com apenas 20% de sua capacidade. O reservatório possui umacapacidade de armazenamento total de 2,4 bilhões de m³ e está atualmente com 486 milhões de m³.
O reservatório de Santa Cruz do Apodi que possui capacidade para 600 milhões de m³ está com 188 milhões, o que representa um percentual de 31% de seu armazenamento total.
Assim como a barragem Armando Ribeiro, o reservatório de Umari também está com apenas 20% de sua capacidade. Sua capacidade total de abastecimento é de 292 milhões de m³ e está com apenas 59 milhões.
Chuvas
De acordo com o meteorologista da Emparn, Gilmar Bristot, as chuvas nesses municípios tem relação direção com o fenômeno denominado Vórtice Ciclônico de Ar Superior.
Esse fenômeno é de difícil previsão e tem duração de aproximadamente cinco dias, o que surpreende a Emparn, uma vez que o sistema está atuado há quase um mês. Segundo Bristot, esse fenômeno tem agido com maior intensidade na faixa litorânea do estado, mas tem influenciado no clima do interior, mesmo que em menor intensidade.
Segundo ele, como o fenômeno é de difícil previsão e que por isso é impossível precisar se as chuvas no interior poderão ou não ocorrer com maior intensidade. “Até o final dessa semana é que saberemos como ele vai se comportar ou se ele vai se dissipar”, explicou.
Portal no Ar/J.Belmont
Nenhum comentário:
Postar um comentário