PAÇOCA DE CARNE DE SOL - IRRESISTÍVEL!
Curiosamente, o carro chefe da gastronomia potiguar é um produto do sertão, e não do litoral - a Carne de sol. Somos comprovadamente detentores da melhor carne de sol que se conhece no Brasil. Preparada de diversas maneiras,a nossa carne agrada ao paladar mais exigente. E feito paçoca é quase unanimidade! Sem dúvida é a maneira que mais gosto de comer, principalmente se vier acompanhada de feijão verde e arroz de leite - dá água na boca só de pensar!
A palavra paçoca é de origem indígena, vem do tupi passoc, que quer dizer moer em pilão (Vicente Chermont). Para Câmara Cascudo paçoca vem de poçoca que significa esmigalhar à mão, esfarinhar, desfiar, pilar. "Alimento que consiste, ordinariamente, numa mistura de carne seca e farinha de mandioca, ou milho, ás vezes acrescida de rapadura" .
A composição da paçoca muda conforme a região. No sul do país a carne é pilada com o milho e farinha. No Norte é castanha assada, e socada no pilão com farinha d'água, sal e açúcar. No Sudeste é amendoim pilado e açúcar". Para nós nordestinos é a mistura de carne seca, cortada miúda e socada no pilão com farinha de mandioca.
RECEITA DA PAÇOCA
INGREDIENTES
1 Kg de carne de sol magra
cebola roxa /branca picada
1/2 xícara de manteiga da terra
1 xícara de farinha de mandioca
Óleo para fritar a carne
Coentro e cebolinha
MODO DE FAZER
Colocar a carne de molho em água, trocando-a de vez em quando para tirar o sal.
Assar na brasa ou então fritar no óleo. Deixar esfriar a carne.
Colocar a carne, em pequenas porções, no processador com a farinha. Após processar toda a carne, levar ao fogo novamente com cebola e manteiga.
Na hora de servir, colocar em uma travessa grande e decorar com coentro e cebolinha a gosto.
Bom Apetite!
Nenhum comentário:
Postar um comentário