quarta-feira, 25 de junho de 2014

NOTÍCIAS

Safra de grãos cai pela metade no RN
O Rio Grande do Norte vive hoje a seca verde: com chuvas suficientes para a folhagem, mas não para a maturação do fruto
O Rio Grande do Norte vive hoje a seca verde: com chuvas 
suficientes para a folhagem, mas não para a maturação do fruto
A produção agrícola potiguar vai amargar mais um ano de perdas – sentidas, principalmente, no Agreste potiguar. De acordo com o relatório Safra de Grãos, publicado pela superintendência da Companhia de Abastecimento do Rio Grande do Norte (Conab) nesta semana, as chuvas esparsas que foram registradas no primeiro semestre deste ano não conseguiram recuperar plenamente a produção de grãos. A safra está estimada em 53.386 toneladas – um incremento de 308,8% se comparada à do ano passado, mas ainda 49,8% abaixo do registrado em 2011, último ano de boa colheita.

“Se comparado com 2012 e 2013, que foram anos muito ruins, houve uma ligeira melhora, mas, repito, que não foi notada em todos os municípios. Não houve recuperação da produção”, ressalta o analista de mercado e produtos agrícolas da Conab, Luis Gonzaga Araújo e Costa.

Este é o terceiro ano seguido de seca que o Estado enfrenta. Somente o decreto de calamidade pública instaurado pelo Governo do Estado, em 2012, já foi renovado quatro vezes. No ano de 2014, a melhora foi quase ínfima: segundo boletim meteorológico da Empresa de Pesquisa Agropecuária (Emparn), no acumulado das chuvas registrados durante o primeiro semestre, 76 municípios potiguares ainda estão “muito secos”, e outros 47 estão “secos”. A maior parte dos municípios estão localizados no Agreste e Litoral potiguares – microrregiões em que o período de chuvas se inicia em junho. Até agora, porém, nenhum indício das esperadas precipitações.

http://tribunadonorte.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário