terça-feira, 24 de junho de 2014

CULTURA NORDESTINA

Artesãos da região de Caraúbas são destaque em documentário da UFRN
Equipes buscam material para a composição de documentário
Promovendo o artesanato potiguar, equipe formada de alunos, professores e técnicos do Departamento de Artes (Cursos de Artes Visuais e de Design) da UFRN – Universidade Federal do Rio Grande do Norte estiveram em Caraúbas nos dias 19 e 20 de junho, fazendo gravações para uma série de documentários em vídeo.
Estes compõem o projeto “Vernáculo”, que tem por objetivo mapear, estudar e promover a arte popular e o artesanato dos diferentes municípios do Estado.
Com apoio da Prefeitura Municipal de Caraúbas, que auxiliou com levantamento de informações e na constatação de artistas locais que trabalham com o artesanato “raiz”, onde as técnicas e materiais são de origens próprias do artesão e da região.

Equipe visitou Apodi e Felipe Guerra
A equipe do projeto “Vernáculo” esteve em outros municípios da região como Apodi, onde na comunidade da “Pindoba” a equipe teve a oportunidade de conhecer um grupo de mulheres que fazem potes, panelas, jarros, entre outros utensílios para a cozinha e decoração do lar, através da argila muito rica da região.
As primas Miriam Bezerra e Maria Rita mostraram um pouco da produção de suas peças, desde a preparação do barro até a forma que é colocada o objeto final na fornalha para o devido cozimento. Segundo elas, toda a produção é vendida facilmente, as encomendas são constantes atendendo clientes por toda a região.

Retirado do Jornal O Mossoroense.

Nenhum comentário:

Postar um comentário