sábado, 13 de agosto de 2011

A REVISTA DE LAMPIÃO'

João de Sousa Lima, um dos mais brilhantes e persistentes pesquisadores da história do cangaço publicou hoje em seu blog uma matéria sobre a revista NOITE ILUSTRADA que aparece numa foto clássica de Lampião e Maria Bonita, do acervo da ABA FILM, de Fortaleza:
A NOITE ILUSTRADA:
A REVISTA DO REI DO CANGAÇO
 
 
Em uma das fotografias mais clássicas de toda a  história do cangaço, podemos ver Maria Bonita sentada acariciando os cães Ligeiro e Guarany e Lampião ao seu lado, em pé, com um jornal nas mãos. Sempre tive curiosidade em saber que revista era aquela e quem seria a mulher que aparecia na página.
Conversando com um amigo, grande pesquisador do cangaço, ele disse ser ela uma miss Brasil, informação vaga e insegura.
Quando comecei a pesquisar  sobre  o coronel João Sá, deputado constituinte da Bahia, figura  histórica da cidade de Jeremoabo e um dos maiores coiteiros do cangaço em todo território baiano, descobri na sua fazenda Espaduada  alguns documentos que teimavam em permanecer intactos mesmo estando cercados por cupins devoradores. Muita coisa havia se perdido e dentre as poucas que sobreviveram estava lá o jornal que tanto prendia minha curiosidade:  A NOITE ILUSTRADA.
Na capa não é uma miss e também não é brasileira, ela é uma modelo e no texto da capa diz o seguinte:
“ A SEREIA E SUA REDE...
ANNA EVERS EXHIBINDO UM FORMOSO MODELO PRAIANO EM SANTA MÔNICA, CALIFÓRNIA
Fonte: acordacordel.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário