quarta-feira, 2 de setembro de 2015

NOTÍCIAS

Com 4,98% de água no Itans, Caicó já é abastecida com volume morto
O açude Itans, na região Seridó do Rio Grande do Norte, atingiu o volume morto e está com 4,98% da capacidade total, de acordo com o Departamento Nacional de Obras contra a Seca (Denocs). O reservatório é responsável pelo abastecimento da cidade de Caicó. O volume morto é quando o nível da água fica abaixo do nível das comportas.

A Companhia de Águas e Esgotos do RN (Caern) informou que a retirada de água do Itans está sendo feita com o uso de bombas. O Itans tem capacidade para 81.750.000 metros cúbicos de água. O volume morto do Itans, de acordo com dados do Denocs, é 4.800.000 metros cúbicos. Atualmente, o reservatório está com 4.040.000 metros cúbicos.
G1 - RN

Rio Grande do Norte ganha 1º laboratório de melhoramento animal
Com investimento de cerca de R$ 1 milhão, o Instituto Bio Sistêmico (IBS) inaugura hoje o primeiro laboratório de melhoramento genético do Rio Grande do Norte e o 3º do Nordeste. Embora seja um estabelecimento da iniciativa privada, os pecuaristas do Rio Grande do Norte deverão ter acesso às técnicas para qualificar o rebanho bovino de forma facilitada por meio do Sebrae/RN.

De acordo com o responsável técnico do laboratório, o veterinário Geraldo Nobre, o estabelecimento poderá trabalhar com até 200 produtores. Mensalmente, a unidade local do IBS tem capacidade para produzir até 3 mil embriões. O melhoramento genético vai se dar por meio da fertilização in vitro, quando a célula reprodutora da vaca é fecundada pela célula reprodutora do touro em laboratório.
Desde 2012, o projeto Gene Leite e Gene Corte do Sebrae/RN promoveu o melhoramento genético para 37 produtores potiguares. Mas, como o próprio gestor do projeto definiu, a logística era de “guerra”. Sem laboratório no RN, o material genético dos animais passava por São Paulo (SP), Rio Preto (SP) para finalmente chegar a Cuiabá (MT). Conforme o responsável técnico do IBS no RN, essa viagem aumentava os custos do serviço em pelo menos 50%.

No Rio Grande do Norte, cada embrião com prenhez (gravidez animal) confirmada vai custar R$ 1.250. O detalhe é que o projeto SebraeTec, consultoria em inovação do Sebrae, pode subsidiar até 80% desse valor segundo o gestor do Projeto Leite e Genética do Sebrae/RN, Acácio Brito. “O projeto é extremamente democrático”, acentuou.
Tribuna do Norte

Acarienses serão abastecidos por carros-pipas
Com a suspensão da captação d’água pelo Açude Gargalheiras, a população de Acari será abastecida através de Carros-pipas, já que de acordo com informações de Adelson Sebastião, chefe do escritório da CAERN de Currais Novos, e que até pouco tempo respondeu pelo escritório de Acari, a captação através de poços não permite uma vazão para que a água chegue às residências pelas torneiras.

A água dos poços será colocada em um reservatório na cidade, e consequentemente distribuída pelos carros-pipas. “Não há condições devido a baixa vazão de ser oferecida aos nossos usuários pelas torneiras. Por isso a água dos poços será levada a um ponto de captação e será distribuída em pontos estratégicos da cidade”, explicou Adelson.
Marcos Dantas

Nenhum comentário:

Postar um comentário