segunda-feira, 17 de agosto de 2015

CAUSOS DE MUNGUENGUE

Image result for COMENDO UMA CABRA
Juquinha visita seu avô em Munguengue no interior do sertão. O velho leva o garoto para passear pela cidade quando o menino pergunta:

>Vovô porque o povo daqui lhe chamam de João da cabra??

-- Oxente meu neto!! Você estar vendo esse coreto da praça?? Coloquei cada tijolo, e hoje continua a ser o coreto mais bonito da cidade. E é reconhecido como um marco histórico. Mas eles me chamam de João o construtor de coreto? Não!

Ele continua andando com o neto e aponta para uma ponte perto da foz de um rio que corre para um açude.

-- Vê essa ponte filho? Eu construí essa ponte! Por 5 anos, juntei todas as pedras em um raio de 5 quilômetros, e as pessoas dependem dela todos os dias. Mas eles me chamam de João, o construtor de pontes? Não! Não me chamam assim...

Ele continua andando, e aponta para o açude.

-- Vê este açude meu netinho? Eu trabalhei cavando com uma pá por 10 anos, trazendo a água do córrego, quando terminei enchi com traíras e curimatã para o povo pescar. Você acha que eles me chamam de João o cavador de açude? Não... não! Mas só porque peguei uma cabra... ai já sabe né!

Nenhum comentário:

Postar um comentário