quinta-feira, 30 de outubro de 2014

ALIMENTAÇÃO SAUDAVEL

Diaconia promove Segunda Semana da Alimentação em Umarizal-RN
A Diaconia realiza nos dias 30 e 31 de Outubro no Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Umarizal (STTR), a segunda edição da Semana da Alimentação (SEIA). Com o tema “Alimentação saudável: plante essa ideia”, o evento tem como objetivo promover o direito à alimentação de qualidade, direito básico inerente a todo ser humano, e também estimular práticas alimentares saudáveis.

A programação conta com palestras e debates sobre educação alimentar e nutricional. No primeiro dia, o Articulador Estadual do SEAPAC Procópio de Lucena acompanhado pelo agricultor Chico Elpídio ministram a palestra sobre o patrimônio genético da agricultura familiar “Sementes da Caatinga, Sementes da Resistência”. No período da tarde, o presidente do Conselho Nacional de Segurança Alimentar (CONSEA) do estado do Rio Grande do Norte Jean Pierre debate o tema Segurança Alimentar e Nutricional.

No segundo dia, o educador popular Nilton Junior da Comissão Pastoral da Terra – CPT de Mossoró participa da mesa redonda sobre transgênicos. Para encerrar, o agricultor Oséas Ramalho da comunidade de Galho do Angico (Caraúbas – RN) integra o grupo temático sobre sementes crioulas onde colabora com sua experiência de agricultor familiar.

Para o coordenador Leonardo Freitas, a SEIA é mais um espaço de incidência política promovido pela Diaconia na região que se incorpora ao calendário anual de eventos da cidade e prioriza uma pauta de ações relevantes acerca da segurança e soberania alimentar. “Nesta edição buscamos priorizar atividades de formação. Além disso, a nossa proposta é tratar o tema também sob a perspectiva da agricultura familiar”, completa Leonardo.

A SEIA reúne agricultores familiares, estudantes, representantes da sociedade civil e de organizações governamentais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário