terça-feira, 29 de abril de 2014

NOTÍCIAS

Ontem, 28 de abril, foi o Dia Nacional da Caatinga
Às vésperas do Dia Nacional da Caatinga, 28/4, projetos socioambientais realizados na área dos semiárido nordestino têm motivos para comemorar a data. Patrocinadas pela Petrobras, por meio do Programa Petrobras Socioambiental, essas iniciativas têm em comum a meta de recuperação desse bioma a que possui 80% de sua área devastada pelo seca e falta de conservação ambiental.

São vários projetos, um deles prevê o plantio de milhares de mudas de árvores nativas. Há dois projetos localizados no Rio Grande do Norte, um na Chapada do Apodi (Biógua Familiar); outro no Vale do Assu (Projeto Caatinga Viva), beneficiando nove municípios da região. Esse projeto do Assu ganhou o Prêmio Mandacaru II, do Instituto Ambiental Brasil Sustentável (IABS).

E a caatinga?  Caatinga com dois aa está ameaçada de  acabar, degradada pela ação do homem e o descaso de seus governantes. É um bioma que só existe no Brasil. Representa 11% do território nacional onde vive uma população ao redor de  27 milhões de pessoas, quase 6 vezes a população do Uruguai. Bioma de rica biodiversidade a caatinga abriga mais de mil espécies vegetais, muitas endêmicas (que só existem lá), mais de 800 espécies de animais (mamíferos, aves, peixes, cobras e outros anfíbios).
Woden Madruga
tribunadonorte.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário