quarta-feira, 12 de março de 2014

NOTÍCIAS

Exposição ‘Imagens dos Vaqueiros da Bahia’ chega a Salvador

A exposição fica na Galeria Solar Ferrão de 17 de janeiro até final de março de 2014

O estado da Bahia foi o primeiro no Brasil a reconhecer o ofício do vaqueiro como patrimônio cultural (em agosto de 2011), através do Conselho e da Secretaria Estadual de Cultura. Como parte das ações para reforçar esse reconhecimento, a Galeria do Solar Ferrão (Pelourinho) recebe a exposição fotográfica “Imagens dos Vaqueiros da Bahia” que fica aberta ao público de 17 de janeiro a março de 2014. Com seu gibão e chapéu de couro, alpercatas, alforjes, surrões e facão sempre amolado, o vaqueiro é uma figura emblemática do sertão baiano, do nordeste e de outras regiões do país.

“Trabalhei nesse serviço com dizesseis ano de idade. Vim dexá depois que a vista incurtô que num dava pra rastejá um rês den’do mato, num dava pa inxergá, numa bichera, se tinha bicho vivo ou se era morto, com idade de sessenta e oito ou setenta. Agora, trabaiá passano privação, purque os home num pagava bem, os home num pagava bem o sirviço da gente. Só trabaiava pa matá, pa insculhambá; agora, num fazia questão de vê a gente dispido e nem cum fome, e nem nada disso. Era uns home que… sem dó. E a gente… Agora, eu num sei quem fez maiô negócio, se foi eles ou se foi eu, né? Entregá a Deus e dexá pra lá.”
Vaqueiro Fiel/ Jeremoabo


A exposição é composta por imagens resultantes do projeto “Histórias de Vaqueiros: Vivências e Mitologias”, reunindo 44 fotografias de Josué Ribeiro, Bauer Sá e Elias Mascarenhas, com curadoria de Washington Queiroz. Além das fotografias, a exposição traz ainda reproduções de falas de vaqueiros, com textos que tratam sobre o seu dia a dia, sua relação com o trabalho, com os animais, com o meio ambiente, além de reflexões sobre a vida, o amor e a morte, sempre em sua singular linguagem.
http://www.cultura.ba.gov.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário