quarta-feira, 11 de junho de 2014

IMPRESSIONANTE "VEJAM"

‘Nunca vi uma situação tão triste’, diz técnico que flagrou vaca em árvore.
Vaca ficou presa em árvore depois de ser arrastada por correnteza em Quedas do Iguaçu (Foto: Lindomar Pereira / Arquivo pessoal)

10 de JUNHO de 2014 - “Foi muito comovente. Nunca vi uma situação tão triste como a daquele animal ali, pendurado na árvore, morto. Nada explica como ele foi parar lá”, disse o técnico agropecuário Lindomar Pereira, que flagrou uma vaca encontrada presa à vegetação depois de ser arrastada pela correnteza do córrego Mato Queimado, em Quedas do Iguaçu, no oeste do Paraná. Pereira atende o município há 12 anos. A cidade é uma das 135 afetadas pelas chuvas que atingiram o estado entre sábado (7) e domingo (8).

Segundo o técnico, até a manhã desta terça-feira (10) o dono da vaca, que foi retirada da árvore na segunda (9), não havia sido identificado. “Ninguém conhece o animal e não há marcas de propriedade que ajudem na identificação. Mas, diante de tantas perdas, mais importantes, dificilmente a gente vai saber de quem era”, comentou ao calcular que das cerca de 60 famílias que moram na Linha Estrela e vizinhança, ao menos seis perderam quase tudo. O córrego subiu mais de cinco metros.
Ainda conforme Pereira, a cidade teve prejuízos tanto na área urbana quanto na rural. De acordo com o último boletim divulgado pela Defesa Civil Estadual, às 12h desta terça-feira (10), 32.843 pessoas foram prejudicadas na cidade pelo temporal que atingiu todo o estado. A maior parte das ocorrências, conforme o boletim, foi por causa de ventos fortes e alagamentos. Um morador morreu e três ficaram feridos. Em todo o Paraná, o temporal afetou 438.880 pessoas e nove morreram.

A Defesa Civil deu início a uma campanha para ajudar os desabrigados do temporal. Há necessidade de colchões, cobertores, roupas de cama, fraldas, água, materiais de higiene e limpeza, roupas e cestas básicas. Veja como doar.


Comunidades vizinhas à Linha Estrela, em Quedas do Iguaçu, ficaram isoladas com a cheia do córrego Mato Queimado (Foto: Clederson de Lara / Portal Quedas)
Retirado do G1 PR

Nenhum comentário:

Postar um comentário