quinta-feira, 24 de abril de 2014

NOTÍCIAS

Dívidas prorrogadas

Com a aprovação pelo Conselho Monetário Nacional, no dia 27 de março, de novas regras para renegociação de dívidas agrícolas decorrentes de operações de crédito realizadas com recursos dos Fundos Constitucionais, contratadas até 31 de dezembro de 2008 e que se encontravam em situação de inadimplência no final de 2012, fica reaberto até 31 de dezembro de 2014 o prazo para que bancos e clientes cheguem a um acordo. A medida estabelece condições para que os produtores renegociem suas dívidas inclusive atingindo operações direcionadas para investimentos em outras áreas. Pelas novas regras, o saldo devedor de cada operação será atualizado pelos encargos estabelecidos para situação de normalidade, sem a incidência de bônus de adimplência, rebate, multa, mora e demais encargos de inadimplemento.

O valor atualizado da dívida poderá ser paga em dez anos com carência de até um ano. Para renegociar as dívidas, os produtores devem procurar o Banco em que contrataram o financiamento. O mutuário a ser beneficiado com a renegociação não poderá tomar novos financiamentos com recursos dos Fundos Constitucionais pelo período de dois ano.

Soluções para o semiárido

Dirigentes e pesquisadores de oito unidades da Embrapa com atuação no Nordeste estiveram reunidos recentemente  na Embrapa Agroindustrial, em Fortaleza. O objetivo do encontro é discutir a criação de um portfólio de “Convivência com a Seca”, a partir da elaboração de projetos de pesquisa, seguido de um diagnóstico da situação atual enfrentada pela região por causa da seca; identificar produtos, tecnologias e serviços a serem disponibilizados à sociedade no médio prazo. As pesquisas terão as como base a oferta ambiental (água e solo), a produção animal e a produção integrada.

Manejo Florestal

A Emater-RN capacita os extensionistas rurais sobre o manejo florestal da caatinga, dentro da Chamada Pública do Fundo Nacional de Desenvolvimento Florestal (FNDF) 06/2013, promovida pelo Ministério do Meio Ambiente. A empresa vencedora da licitação, Nordeste Reflore, apresentou o cronograma de atividades que serão desenvolvidas ao longo do ano. O treinamento, direcionado a 30 agentes, tem como foco principal de atuação  a região Seridó, onde a desertificação é progressiva.

Defensivos Agrícolas

A retirada de 180 agroquímicos do mercado terá impacto na produtividade e fará explodir a inflação, diz a Confederação Nacional da Agricultura e Pecuária (CNA). São duas ações civis tramitando na Justiça Federal que analisam suspensão imediata de produtos. A CNA enviou ofício à Justiça, para mostrar, do ponto de vista técnico, a importância destes produtos, alguns em uso há quase 70 anos.
tribunadonorte.com.br  

Nenhum comentário:

Postar um comentário