quarta-feira, 4 de março de 2015

NOTÍCIAS

Média de mil milímetros de chuva neste ano garante abastecimento
Os meteorologistas da Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (EMPARN), liderada pelo meteorologista Gilmar Bristot, avaliam que para que os reservatórios do RN voltem ao nível normal, seria necessário um ano com médias pluviométricas acima de 1.000 milímetros, o que não deverá ocorrer neste ano. De acordo com os registros da Emparn, isso só aconteceu uma vez nos últimos 50 anos, que foi exatamente no ano de 1974. E com as perspectivas de chuvas dentro da média anual e abaixo da média, dificilmente o RN voltaria a atingir essa média de 1.000 milímetros neste ano. Diante disso, o governo vai decretar nova situação de emergência no final deste mês de março.

A informação do titular da Secretaria de Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos do Rio Grande do Norte (SEMARH), Mairton França, é de que o Governo do Rio Grande do Norte deverá enviar ao Governo Federal a 8.ª reedição do decreto de emergência para enfrentar os efeitos da seca. Segundo ele, os levantamentos ainda estão sendo feitos, mas ele adiantou que o último, que envolve 152 dos 167 municípios potiguares, publicado em outubro de 2014 e que vence no final deste mês de março, não deverá sofrer muitas alterações. “Como falta quase um mês ainda, estamos trabalhando no levantamento da situação, mas acredito que não deverá haver muitas alterações com relação ao último decreto, tendo em vista que a situação se mantém praticamente a mesma”, afirmou Mairton em contato com a reportagem.

A situação de seca no RN vem se estendendo desde 2012, quando o decreto foi reconhecido pela primeira vez pela União, e o Governo do Estado recebeu R$ 41,9 milhões do Ministério da Integração Nacional para ações de combate à estiagem. De acordo com os números do Governo Federal, já foram repassados ao RN, R$ 3,5 milhões, somente para a operação carro-pipa da Defesa Civil Estadual, que chegou a abastecer 53 municípios. Entretanto, a operação foi repassada para a Defesa Civil Nacional e 23 cidades passaram a ser abastecidas pela Operação Carro Pipa do Exército Brasileiro no RN. A renovação do decreto permite, por exemplo, que o estado continue recebendo a operação do Exército.
http://saovicentern.blogspot.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário