quinta-feira, 19 de março de 2015

CULTURA

Vaqueiros fazem missa em homenagem a São José hoje
Mantendo uma tradição de 14 anos, vaqueiros do Ceará se reúnem hoje, dia 19 de março, dedicado a São José, o pai de Jesus Cristo, advogado do sertanejo e profeta das chuvas, nesta cidade, para reverenciarem o padroeiro do Estado.

A solenidade cultural religioso acontece a partir das 10 horas, no Sítio Mosteiro dos Jesuítas, em meio à Caatinga que agora está revitalizada por conta do período chuvoso, nas Serras e no Sertão.
Image result for são josé
A cavalgada, uma tradição milenar, é organizada pelo padre Acrísio e o defensor da cultura popular Francisco José Lopes Freitas o "Neném", com o apoio da Secretaria de Educação do Município. Antes do ato religioso, será servido um café da manhã para os vaqueiros presentes.

Ritual
Image result for diná vaqueira
Logo após, cavalos, homens e mulheres seguem um ritual de fé com destino ao altar da celebração eucarística. A mestra da Cultura Dina Martins, que recentemente foi nomeada embaixadora dos Vaqueiros do Nordeste, estará presente ao lado dos integrantes da Associação dos Vaqueiros, Boiadeiros e Criadores dos Sertões de Canindé.

O organizador do evento explica que a missa é uma homenagem ao santo mais popular entre o povo sertanejo, por isso a origem da festa nesse dia.
"Todo vaqueiro é agricultor". Ele cuida do gado, das plantações e ainda sobra tempo para suas penitencias. A missa do vaqueiro em Baturité tem um significado muito forte, porque é realizado em um período de muita expectativa entre os camponeses. Se chover nesse dia, o inverno está configurado", observa Nenem.

Dina Martins se sente bem à vontade para falar de missa do vaqueiro. Ela lembra que foi uma das idealizadoras do projeto para celebração da primeira missa em Canindé, de onde partiu o sentimento de homenagear os mais diversos santos.
Rádio Jornal de Canindé:

Nenhum comentário:

Postar um comentário